Sydney - Está aberta a 11ª edição dos Jogos Paraolímpicos. Nem a forte chuva que caiu sobre Sydney, a capital do esporte do ano 2000, nesta quarta-feira, foi capaz de ofuscar o brilho da cerimônia de abertura - cerca de 100 mil pessoas acompanharam a festa australiana. Quatro mil atletas deficientes começam a corrida por 550 medalhas em 18 modalidades esportivas. “Vai ser excelente”, promete Lois Appleby, responsável pela organização dos Jogos.
A atleta Louise Sauvage, especialista em corrida em cadeira de rodas, foi a responsável por acender a pira olímpica. Ela é considerada a atleta deficiente do ano 2000. Em sua trajetória esportiva Louise ganhou três medalhas de ouro e uma de prata em Atlanta/96 e três de ouro e uma de prata em Barcelona/92.
A festa de abertura contou com um concerto musical, onde participaram Yothu Yindi, Billy Thorpe, Christine Anu, Vanessa Amorosi, Taxiride e Kylie Minogue. O ator Bryan Brown dirigiu a cerimônia, que homenageou as origens da Austrália e lembrou, em várias oportunidades, a união entre os povos. Um zepelim cruzou o céu sobre o Estádio Olímpico de Sydney, enquanto mais de duas mil crianças realizavam coreografias no gramado. Seis atletas em cadeiras de rodas escoltaram a bandeira olímpica até o mastro onde foi asteada.