Los Angeles - Duelo de gladiadores. Assim está sendo denominada a luta entre o ex-campeão mundial de boxe, o peso-pesado americano Mike Tyson, e o polonês Andrew Golota, nesta sexta-feira, no Hotel Palace de Auburn Hills, em Michigan. O programa deverá começar por volta da meia noite (horário de Brasília). No ringue, estarão dois lutadores com má reputação na imprensa e público em geral por causa dos constantes atritos que ocasionam tanto dentro como fora dos combates.
Tyson sagrou-se campeão da categoria com 20 anos, o pugilista mais novo a conquistar tal façanha, em 1986. Desde então, sua carreira vem sendo pontuada por problemas. Foi para a prisão por duas vezes, uma por estupro e outra por agressão, e perdeu para Holyfield no famoso combate em que mordeu a orelha de seu oponente. Não bastasse estes incidentes, vive envolvido em bate-bocas com desafetos. Fatores que desgastaram sua imagem no mundo esportivo.
Seu adversário também não é bem quisto. Recentemente foi desqualificado em dois confrontos - contra Riddick Bowe - por desferir golpes baixos em seu adversário. Golotta também gosta de usar os dentes. Em 1995, mordeu o ombro de um adversário, em cima do ringue.
O duelo dos gladiadores será visto por um público de 20 mil pessoas, que gastaram entre US$ 75 e US$ 1,5 mil por um ingresso. A bolsa dos lutadores só sairá na semana que vem.