São Paulo e Rio - Mário Jorge Lobo Zagallo é o novo técnico do Flamengo. O tetracampeão mundial substitui Carlinhos, que não se segurou no cargo, após cinco derrotas consecutivas na Copa João Havelange.
A confirmação do nome de Zagallo foi feita no começo da tarde, pelo presidente do clube, Edmundo Santos Filho. Segundo Edmundo, ele foi escolhido por ter “vasta experiência internacional” e um dos poucos treinadores do Brasil “acostumados a tratar com craques”. Um dos principais problemas de Carlinhos no comando técnico do Flamengo foi justamente a dificuldade em concilar interesses de estrelas como Edilson, Alex, Denilson, Gamarra ou Petkovic.
Na manhã deste domingo, o treinador tomou café com o presidente do
Flamengo, Edmundo dos Santos Silva, e o vice de futebol, Walter Oaquim, no
Rio de Janeiro, e acertou a sua contratação. Luís Carlos Prima será seu
auxiliar técnico. Todo o restante da comissão técnica será mantido, única condição
imposta pelos dirigentes rubro-negros. O novo treinador assume a equipe na
tarde desta segunda-feira e já dirige o time na partida contra o Vélez
Sarsfield, nesta terça-feira, no Maracanã. O contrato de Zagallo tem duração
até junho de 2001.
Carlinhos, técnico que serviu ao Flamengo várias vezes como "tampão", acabou virando efetivo, mas não resistiu à série de fracassos. A gota d'água foi a derrota deste sábado para a Portuguesa, ironicamente, o último clube comandado por Zagallo. Apesar de ter aberto o marcador com Petkovic, o Rubro-Negro carioca não segurou a Lusa, que jogava em casa e virou com dois gols de Irênio.
Procurado pela Redação Terra, Zagallo se encontrava em viagem para São Paulo. Sua filha informou que Zagallo participa esta noite do programa Super Técnico, da TV Bandeirantes. Perguntada se sabia da negociação com o Flamengo, respondeu: "Sei, mas não posso falar nada".
Entre as últimas derrotas do Flamengo, as que mais pesaram foram para América-MG e Sport. O clube ocupa a 15ª posição na Copa João Havelange, com 23 pontos, juntamente com Internacional e Grêmio.