CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 Últimas Notícias
 Pilotos
 Equipes
 Circuitos
 Calendário
 Classificação
 Olha Eu Aqui
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Fórmula 1
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Schumacher diz que Ferrari tem carro perfeito
Domingo, 22 Outubro de 2000, 18h38
Atualizada: Domingo, 22 Outubro de 2000, 18h39

Sepang (Malásia) - Retrospecto de uma temporada: dez vitórias e dez pole positions em 17 etapas disputadas. O resultado não poderia ser outro: além de ter sido campeã com Michael Schumacher, a Ferrari conquistou neste domingo em Sepang, na Malásia, o Mundial de Construtores, depois de nova vitória do alemão e da terceira colocação de Rubens Barrichello. Os 14 pontos que a McLaren necessitava para ganhar o campeonato acabaram ficando com a Ferrari. A festa dos italianos não deve ter terminado ainda. A Ferrari é agora a equipe com maior número de mundiais de construtores: dez. David Coulthard classificou-se em segundo no GP da Malásia e Mika Hakkinen em quarto.

“Concluímos a temporada como deveríamos”, disse Schumacher. “Fomos campeões não por termos mais pontos, mas com um primeiro e um terceiro lugar e um carro perfeito.” Quando muitos acreditavam que depois da Bélgica, em que Hakkinen abriu oito pontos de vantagem para Schumacher, a Ferrari ficaria na fila mais um ano, Schumacher obteve quatro vitórias consecutivas: Itália, Estados Unidos, Japão e Malásia.

Na volta de desaceleração, depois de receber a bandeirada, o piloto alemão agradeceu no rádio da equipe todos os 550 empregados do reparto Corse da Ferrari, do mais simples funcionário ao presidente da empresa, Luca di Montezemolo. E até o supersticioso dirigente vestiu a peruca vermelha adota pela Ferrari para comemorar a conquista do Mundial de Pilotos e de Construtores este ano, o que não ocorria desde 1979.

A exemplo do que os franceses da Renault e os ingleses da Williams fizeram em 1997, em Jerez de la Frontera, quando Jacques Villeneuve foi campeão e todos vestiram uma peruca dourada, hoje todos os cerca de 60 integrantes da Ferrari adotaram os longos cabelos vermelhos como símbolo de uma nova era. A imagem do vaidoso Montezemolo e o sisudo Jean Todt, o diretor esportivo, ambos de peruca, não será esquecida tão cedo. “Vim aqui para colocar as peças no lugar e levar a Ferrari ao sucesso, como agora”, comentou Todt. “Hoje é um dia muito especial para mim.”

As dificuldades da McLaren para reverter a grande vantagem da Ferrari entre os construtores começaram na definição do grid, sábado, em que Schumacher obteve a pole position com uma vantagem de quase meio segundo para Hakkinen. Para complicar ainda mais, o finlandês queimou a largada e teve de cumprir um stop and go de 10 segundos, no início da corrida. Coulthard se aproveitou bem de nova largada ruim de Schumacher para assumir a ponta. Na operação do primeiro pit stop, como quase sempre ocorre, Schumacher conseguiu voltar à pista na frente de Coulthard. O GP da Malásia estava ganho.

Foi uma temporada de recordes para o alemão e a Ferrari. Ele conseguiu nove vitórias este ano, igualando a marca dele mesmo, em 1995, e de Nigel Mansell, em 1992, quando ambos foram campeões. No total, Schumacher atingiu 44 vitórias na carreira e está agora a apenas sete de Alain Prost, com 51, como o maior vencedor de todos os tempos. Com as nove pole positions deste ano, o piloto da Ferrari chegou a 32, igualando Mansell. Mais uma e ele se equipara a Prost e a outro “monstro” da história, Jim Clark. À frente de todos está, distante, aquele que é considerado o maior velocista da história, Ayrton Senna, com 65.

Com nove vitórias, duas segundas colocações um terceiro e um quinto lugar, Schumacher somou 108 pontos, igualando o recorde de número de pontos em um mesmo campeonato de Mansell, em 1992. É, no entanto, o seu recorde pessoal. Em 1995 havia feito 102 pontos. Entre os 108 pontos de Schumacher e os 62 de Rubinho, a Ferrari chegou a 170 pontos. Trata-se de uma marca distante ainda do recorde da McLaren, que em 1988 somou com Senna e Prost 199 pontos. O time inglês não teve adversários naquele ano, já que venceu 15 das 16 etapas disputadas.

O título de construtores da Ferrari obtido neste domingo a coloca como primeira do ranking. Os italianos estavam empatados com a Williams, em primeiro, com 9 mundiais. Agora estão sozinhos com 10.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
GP da Malásia
Zonta diz que perdeu concentração na largada
Fim da temporada anima Rubinho para 2001
Ferraristas comemoram com perucas vermelhas
Confira a classificação final do GP da Malásia
Veja lista completa
Ferrari
Fim da temporada anima Rubinho para 2001
Não foi tão fácil quanto pareceu, diz Schumacher
Achei que tivesse conseguido, lamenta Rubinho
Quero mais que o mínimo, garante Schumacher
Veja lista completa
Michael Schumacher
Não foi tão fácil quanto pareceu, diz Schumacher
Montoya diz que vai fazer frente a Schumacher
Quero mais que o mínimo, garante Schumacher
"A missão está longe de acabar”, diz Schumacher
Veja lista completa