Rio de Janeiro - O técnico Zagallo assume nesta segunda-feira o comando do Flamengo, em substituição a Carlinhos, demitido depois de a equipe carioca ter sofrido cinco derrotas consecutivas na Copa João Havelange - repetindo a seqüência idêntica de maus resultados ocorrida pela última vez em 1950. O contrato do ex-técnico da seleção com o Rubro-Negro tem duração até junho de 2001.
Zagallo elogiou Carlinhos e anunciou que levará Luís Carlos Prima para trabalhar com ele como auxiliar. O restante da comissão técnica será mantida. "O Flamengo tem um ótimo elenco, uma história vitoriosa e vai sair dessa situação de dificuldade", disse Zagallo, cuja história como jogador e treinador está muito associada ao Flamengo.
Ele conquistou o tricampeonato carioca pelo clube em 53/54/55. Depois, já como técnico, conseguiu os títulos da Taça Guanabara, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Carioca, em 1972, 1973 e 1984, quando serviu ao Flamengo pela última vez. Foi ainda no Flamengo que ele atuou como juvenil, em 1950.
Zagallo disse que terá de conversar com os atletas para acertar o "posicionamento" da equipe. Ele reconheceu que o Flamengo dispõe de muitas opções para o lado esquerdo do meio-de-campo, o que tem causado um desequilíbrio no time. "São jogadores experientes, inteligentes e talentosos; unidos, vamos corrigir algumas falhas."
A estréia está prevista para terça-feira, quando o Flamengo enfrenta o Velez Sarsfield, pela Copa Mercosul, no Maracanã. Nesta segunda-feira, Zagallo será ‘apresentado’ aos atletas, à tarde, na sede do clube, na Gávea. "Vamos pensar em superar uma etapa de cada vez", declarou o técnico, evitando falar sobre o jogo com o Vasco, programado para sexta-feira, pela Copa João Havelange.