ORLÂNDIA, SP - Foi por uma ínfima diferença, apenas um centésimo de segundo, que o mineiro Pedro Paulo Lacerda conquistou a vitória na prova principal do Concurso Internacional de Saltos Agromen, o Grande Prêmio A.
Alves, disputado em Orlândia, interior de São Paulo. A vitória foi valorizada pelo pouco tempo que o cavaleiro teve para treinar com sua montaria, o cavalo Luzeiro Exponencial: apenas dois meses.
"Talvez tenha ganho em concursos comuns pela diferença de um centésimo, mas é a primeira vez que isso acontece comigo em um grande prêmio", disse Lacerda, que admite ter contado com a vantagem de entrar na pista sabendo dos resultados dos adversários, que competiram antes dele.
O cavaleiro repetiu no desempate o mesmo percurso sem faltas da fase de classificação, estabelecendo o tempo de 39s76. Flávio Grilo Araújo, com Avalon, terminou a prova em 39s77 e foi o vice-campeão, seguido de Vítor Alves Teixeira, que, com Petit Lara, cometeu uma falta no desempate.
Sem cavalo - Assim como a maioria dos cavaleiros no Brasil, como o campeão pan-americano Bernardo Rezende Alves, Lacerda luta contra as dificuldades para seguir competindo. O cavalo Luzeiro foi emprestado por um amigo, o empresário Paulo Parreira.
"Estou com ele há apenas dois meses", contou o cavaleiro, que não tem patrocínio. Sem montaria própria e contando com a ajuda dos amigos, os períodos de adaptação se tornaram uma constante para o ginete.
"No caso de Luzeiro, nós `encaixamos' bem", contou Lacerda sobre o curto espaço de tempo que levou para entrosar com sua montaria, fato raro no hipismo de saltos, onde às vezes a formação de uma bom conjunto - cavalo-cavaleiro - leva anos.
Lacerda deve participar do Concurso Internacional Visa Indoor, previsto para a semana que vem, na Capital, mas o futuro sem um cavalo próprio, segundo ele, é incerto. Mesmo não sendo comum, sempre há a possibilidade do dono do cavalo vendê-lo se receber uma boa oferta. Quando isso acontece, o jeito é procurar outra montaria para competir.
Lacerda não sabe o que irá fazer com o prêmio que recebeu, um carro Ford Ka, oferecido pela revendedora de veículos que deu nome ao Grande Prêmio. Prefere pensar nisso depois de saborear a vitória.
Anglo Árabe - A amazona Mayra Munhoz, montando o cavalo SR Adas Paralelas, foi a vencedora da 2ª Copa Anglo Árabe de Salto, disputada no Parque da Água Branca, na Capital. O segundo colocado na prova, que contou com 300 conjuntos, foi Lucas Moreira Aranha, montando Malibu. Mayra, SR Lavouras Paralelas, conquistou também o terceiro lugar na prova.