CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 Últimas Notícias
 F-Indy
 F-3000
 Indy Lights
 Motovelocidade
 F-3 Sul-Americana
 F-3 Inglesa
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Automobilismo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cinco podem levar título da Indy
Segunda-feira, 23 Outubro de 2000, 18h46
Atualizada: Segunda-feira, 23 Outubro de 2000, 18h48

São Paulo - O campeão da Indy será conhecido domingo, no circuito mais veloz do mundo, o oval de Fontana, na Califórnia.

Cinco pilotos lutam pelo título, num final de temporada nunca antes visto na história da competição: o brasileiro Gil de Ferran, da equipe Penske, com 153 pontos, o mexicano Adrian Fernandez, da Patrick, 148, o canadense Paul Tracy, da Green, 134, o sueco Kenny Brack, da Rahal, 134, e outro brasileiro, Roberto Pupo Moreno, da Patrick, 131.

O único representante dos Estados Unidos que, em princípio, pensou-se poderia também lutar pelo campeonato em Fontana, Jimmy Vasser, na realidade está fora da disputa. Embora ele possa igualar Gil de Ferran em número de pontos e de vitórias na última etapa, a 20º, domingo, ele perderia em número de segundos lugares, dois do brasileiro contra uma de Vasser. Moreno tem os mesmos 131 pontos de Vasser, mas pode somar 22 em Fontana e chegar aos 153 de Gil.

Ambos empatariam também em vitórias, duas, segundas colocações, duas, e terceiros lugares, dois. Como Moreno tem um quarto lugar, em Elkhart Lake, diante de nenhum de Gil, ele matematicamente tem possibilidades de ser campeão, embora com chances remotíssimas, por ter de estabelecer a pole, liderar o maior número de voltas e vencer a prova. Mais: torcer para Gil não marcar um único ponto. Na realidade, o campeonato deverá ficar entre Gil e Fernandez, salvo surpresa.

"Como toda prova longa de 500 Milhas, a de Fontana é uma corrida imprevisível", disse Gil em Fort Lauderdale, na Flórida, onde reside. "São tantos os fatores que entram na equação que definirá o vencedor que não dá para dizer nada." De qualquer maneira, Gil fez testes na pista oval que é uma réplica da de Michigan e comentou estar muito confiante. "Temos um acerto básico muito bom para o carro, tudo o que procurarei fazer é manter-me à frente do Adrian Fernandez."

Mas o desafio de Gil não será fácil. O mexicano venceu a edição do ano passado em Fontana e seu time, Patrick, é talvez o que melhor define as estratégias de competição, fundamento essencial numa corrida de três horas de duração. A pole em 1999 ficou com Scott Pruett, à impressionante média de 378, 7 km/h. Fernandez cumpriu as 250 voltas na pista de 3.264 metros em 2 horas, 57 minutos, 17 segundos e 542 milésimos.


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Fórmula Indy
Gil de Ferran confiante no desempenho em Fontana
Maurício Gugelmin aposta em Gil de Ferran
Gil de Ferran culpa Montoya por batida
Emerson diz que Gil errou na Austrália
Veja lista completa