Santos - O treinador Wanderley Luxemburgo, ex-seleção brasileira, está perto de voltar ao Santos. A confirmação do seu nome como novo treinador do time da Vila Belmiro, em substituição ao demitido Giba, pode ocorrer entre terça e quarta-feira, dependendo do regresso de Marcelo Teixeira, presidente do Santos, que se encontra em Miami (EUA).
A contratação de Luxemburgo está praticamente concluída. Ela dependeria apenas de acertos salariais e do consentimento de sua mulher, Dona Jô, torcedora assumida do Santos. Ela estaria receosa em uma volta às atividades do treinador, que enfrenta uma série de problemas, envolvendo processos judiciais.
A negociação com Luxemburgo foi tratada em uma reunião relizada no início da noite de terça-feira, em São Paulo. O encontro durou mais de quatro horas. Além do treinador, estiveram presentes Nicolino Bozzella e Luís de Souza Júnior, diretores de futebol do Santos, e um empresário, intermediário na transferência.
A reunião serviu para convencer Luxemburgo a voltar para o Santos. O treinador, no início das conversas, teria se mostrado temeroso por ter deixado o clube, no final de 97, contestado pelos torcedores. Tudo indica que o problema foi contornado pelos dirigentes.
Depois da reunião, o técnico chegou a se mostrar empolgado com a possibilidade de voltar a trabalhar na Vila Belmiro. Luxemburgo, inclusive, teria acertado dirigir a equipe até o final do ano sem receber salários. Nesse caso, um contrato com o Santos só será assinado a partir de janeiro.
Desde que a diretoria tomou a decisão de demitir Giba, Luxemburgo surgiu como nome de preferência. O técnico também conta com a simpatia de vários jogadores do Santos, entre eles o atacante Edmundo e o volante Freddy Rincón, com quem já trabalhou.
De Miami, Teixeira declarou que os processos que envolvem o nome de Luxemburgo não são um problema. "Ele tem provas que mostram a sua inocência."
O nome de Carlos Alberto Parreira também foi muito comentado na Vila Belmiro. O treinador, que se demitiu do Atlético Mineiro, poderá voltar a ser contactado caso aconteça uma reviravolta e Luxemburgo acabe não se transferindo para a Vila Belmiro.