Rio - O torneio classificatório para a nona etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, em Belo Horizonte, já está sendo chamado de qualifying de luxo. A competição terá a participação de duplas como Tande/Emanuel e Jacqueline/Maria Clara, que terão de brigar por uma das 12 vagas -oito no masculino e quatro no feminino- para o torneio principal, que começa nesta sexta-feira.
Os jogos do qualifying serão disputados entre quarta e quinta, sempre a partir das 9h, na arena montada no Shopping Del Rey.
A etapa de BH do Circuito BB é apenas a segunda da carreira das duas duplas. A estréia de ambas foi na etapa de Vitória, com um terceiro lugar para Tande e Emanuel e um nono para Jacqueline e Maria Clara.
Quem também corre atrás de uma vaga para o torneio principal é Adriana Bento, que atualmente está jogando com Gisele Bucz, ex-Pão de Açúcar, Sogipa e Hering. A dupla também estreou em Vitória, mas não conseguiu passar do torneio de classificação.
Na etapa mineira, as partidas serão disputadas por tempo. O vencedor será aquele que estiver na frente após oito minutos de bola em jogo, ou tiver chegado aos 15 pontos. O sistema da competição será o de dupla eliminatória, ou seja, duas derrotas eliminam as duplas.
Belo Horizonte faz parte do calendário do Circuito Banco do Brasil desde 1992. Apenas em 1996 não foi realizada a etapa.
Confira os campeões em BH:
1992 - Anjinho/Loiola
1993 - Paulo Emílio/Zé Marco
1994 - Franco/Roberto Lopes e Adriana Samuel/Mônica
1995 - Paulão/Paulo Emílio e Adriana Samuel/Mônica
1997 - Lula/Adriano e Adriana Behar/Shelda
1998 - Zé Marco/Ricardo e Adriana Behar/Shelda
1999 - Guilherme/Pará e Adriana Samuel/Sandra
Depois de oito etapas, as duas duplas medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney lideram o ranking brasileiro. Zé Marco e Ricardo têm 2.200 pontos no masculino, enqüanto Shelda e Adriana Behar somam 2.240 pontos no feminino.