Rio - Vasco e Flamengo vivem momentos distintos para o confronto desta sexta-feira, às 21h40, no Maracanã, pela Copa João Havelange. Enquanto o Rubro-Negro tenta superar uma crise, que culminou com a demissão do técnico Carlinhos e a contratação de Zagallo, o rival, além de estar em uma ótima fase, se mantém entre os líderes da competição.
O Flamengo está na 17ª colocação, com 23 pontos em 18 jogos, e para se classificar precisa vencer pelo menos quatro partidas das seis que irá disputar. O Vasco praticamente já assegurou uma vaga, pois está em quarto lugar, com 33 pontos em 17 jogos.
Uma vitória sobre o Vasco trará de volta a tranqüilidade ao Flamengo. E, para conseguir seu objetivo, o técnico Zagallo optou por manter Adriano no ataque e colocou o meia Alex no banco de reservas. Com isso, a equipe para o clássico será a mesma que venceu o Vélez Sarsfield, por 2 a 0, terça-feira, pela Copa Mercosul, na estréia do novo treinador.
Zagallo está confiante na vitória sobre os vascaínos, mas ele alertou seu time para a necessidade de todos se aplicarem na marcação. Sobre o confronto com Romário, seu desafeto, o treinador desconversou e disse apenas que o mais importante é todos os jogadores pensarem na vitória e que, em clássico, as disputas particulares ficam relegadas ao segundo plano.
Se o Vasco conseguir derrotar o Flamengo praticamente afasta o rival da disputa por uma das vagas para a próxima fase da Copa Havelange. Porém, os jogadores vascaínos nem comentam esta hipótese. Para eles, o mais importante será conquistar mais três pontos, o que garantiria a classificação.
Apesar das ameaças do vice-presidente do vascaíno, Eurico Miranda, de que a equipe poderia atuar com alguns jogadores reservas, o técnico Oswaldo de Oliveira escalou o time titular para o jogo desta sexta-feira. No entanto, o treinador pode escalar Jorginho Paulista na lateral esquerda, já que ele tem feito boas atuações quando entra na equipe, no lugar de Jorginho.
Oswaldo ressaltou a importância do espirito de equipe e determinação para que o Vasco vença seu rival. "Devemos esquecer as provocações e usar o lado bom da rivalidade", afirmou o treinador.
Para o meia Juninho Paulista, seus companheiros de elenco precisam usar a inteligência para aproveitar o desespero do adversário. De acordo com o jogador, se o Vasco souber aproveitar os contra-ataques dará um grande passo para derrotar o Flamengo.