Manchester (Inglaterra) - O inglês Chris Boardman se despediu hoje do ciclismo batendo um recorde mundial que já durava 28 anos. Competindo no Mundial na cidade inglesa de Manchester, o ciclista de 32 anos completou a prova de uma hora com a marca de 49,441 quilômetros. Pedalando velozmente nas voltas finais, Boardman superou em 10 metros a marca conseguida pelo belga Eddy Merckx, em 1972, no México.
“Estava me guardando para poder pedalar com tudo nas três últimas voltas, que foras as mais duras da minha vida”, disse. “Não sabia se conseguiria o recorde, mas não importava, só queria terminar”, continuou. O ciclista afirmou que nunca sentiu tanta dor e confirmou a aposentadoria. “É sem dúvida a última corrida da minha vida”.
Ex-campeão mundial e olímpico, mas que não vinha tendo um bom desempenho este ano, Boardman disse que sua performance melhorou por causa da presença de sua mulher Sally Anne na pista, o que nunca havia acontecido. O ciclista já havia estabelecido um recorde na prova em 1996, pedalando 56,375 quilômetros em uma hora, mas a marca não foi homologada porque ele usou uma bicicleta feita com materiais especiais e uma roupa aerodinâmica.
Boardman se despede com vários títulos no currículo. Foi campeão olímpico na prova de perseguição em 1992 e campeão mundial na perseguição e contra o relógio dois anos depois. Em 1996, foi novamente campeão mundial na perseguição de 4 km, atual recorde, além de ganhar três vezes a prova contra o relógio da Volta da França.