Fontana - A equipe Newman-Haas terá uma dupla brasileira na próxima temporada da Fórmula Indy: Christian Fittipaldi e Cristiano da Matta. Christian, 14º colocado com 76 pontos, já estava na escuderia.
Cristiano, 10º com 112 pontos, corre pela PPI, com a qual ainda tinha contrato. Mas a Newman-Haas pagou a rescisão, deixando o piloto lisonjeado. "Saber que o cara está tão a fim de te ver no carro dele dá uma disposição a mais", diz ele, referindo-se a Carl Haas, sócio-proprietário da equipe ao lado do ator Paul Newman. Cristiano da Matta substituirá o veterano campeão Michael Andretti, que correrá pela equipe Green.
Até quinta-feira, não se falava abertamente sobre o novo destino de Cristiano. O ex-piloto Toninho da Matta, pai e empresário do piloto, não queria dizer nada sem autorização da equipe. Mas hoje, Cristiano resolveu se pronunciar sobre o contrato firmado por três anos: "Está tudo rabiscado, tudo certo. Eles devem anunciar nesse fim de semana." Segundo ele, estava tudo acertado desde a prova de Houston, no dia 1º de outubro. "Teoricamente", diz o piloto, "trocar a PPI pela Newman-Haas é um passo à frente, mas só vou saber ao certo quando sentar no carro".
Cristiano acredita num bom relacionamento com o novo parceiro: "Conheço o Christian há muitos anos e nesse ano passamos muito tempo juntos". Segundo ele, os dois têm um estilo de pilotar parecido: "Nós não guiamos de lado, guiamos redondo. É difícil de explicar, mas desgasta menos o carro. A grande vantagem é que a equipe trabalha para o mesmo acerto. Uma das coisas que mais atrapalham é quando os dois pilotam de formas diferentes. Foi assim comigo no ano passado, com o Scott Pruett", disse. Cristiano agora vai ganhar mais, terá um parceiro brasileiro (o atual é o espanhol Oriol Servia) e um carro mais competitivo.