São Paulo - Praticamente eliminado da Copa dos Campeões da Europa, o Barcelona concentra agora suas forças no Campeonato Espanhol, onde divide a vice-liderança com o Rayo Vallecano (ambos com 12 pontos). Hoje, no início da sétima rodada, o time catalão pode alcançar a liderança provisória, pois o primeiro colocado Valencia, com um ponto a mais, só vai entrar em campo amanhã. Para isso vai precisar mais do que nunca do talento de Rivaldo - que marcou seis gols nos últimos dez dias - no jogo com o Mallorca, fora de casa.
Para o técnico do Barça, Lorenzo Serra Ferrer, esta partida terá um sabor especial. Ele estará se reencontrando com sua ex-equipe, que fica sediada justamente na região onde nasceu. "Sentimentalmente falando, meu coração estará dividido, mas sou um profissional e agora trabalho no Barcelona.
Então estou totalmente concentrado para conseguir uma vitória", afirmou Serra Ferrer, que terá os desfalques dos holandeses Kluivert e Overmars, contundidos. Uma das vagas será destinada a Luís Enrique, enquanto Dani e Alfonso disputam a outra.
Mas, apesar de ter conquistado apenas cinco pontos nesta temporada e conviver com o fantasma do rebaixamento, o Mallorca promete endurecer as coisas para os catalães. O veterano Nadal, ex-jogador do Barcelona e da Seleção Espanhola, garante que a recepção não será das melhores. "Eles irão encontrar enormes dificuldades para atuar em nosso estádio, o San Moix. Para nos vencer, os jogadores do Barcelona terão de estar muito concentrados", avisou.
Caso a equipe catalã tropece, quem poderá assumir provisoriamente a liderança, em caso de vitória, é o La Coruña (atual campeão) que viaja para enfrentar o Numancia. Dividindo a terceira posição com o Real Madrid e o Alavés (11 pontos), a equipe que conta com a garra de César Sampaio promete concentrar a partir de agora mais forças no Campeonato Espanhol.
"Principalmente depois que conquistamos nesta semana a classificação antecipada para a Copa dos Campeões da Europa. É o primeiro ano que participamos deste torneio e a cidade está em festa", comemorou Sampaio.
Objetivo é o bi - O brasileiro, no entanto, diz que o bicampeonato na Espanha também é um objetivo a ser alcançado. "Nosso treinador poupou muitos titulares no último jogo porque estávamos priorizando a Copa dos Campeões. Por isso deixamos escapar a chance de estar na liderança. Vamos agora em busca da recuperação", discursou Sampaio que, aos 32 anos, vive como um menino a expectativa de ser convocado segunda-feira para o jogo da Seleção Brasileira com a Colômbia, válido pelas Eliminatórias para a Copa de 2002. "Espero ser lembrado pelo Leão. Estamos passando por um momento difícil e quero fazer o que puder para ajudar."
Na Itália, não haverá rodada neste final de semana. O motivo é o jogo da Seleção Italiana com a Equipe das Estrelas (formada por estrangeiros) amanhã, no estádio Olímpico, em Roma, que terá a presença do Papa João Paulo II na tribuna de honra. Ontem, o zagueiro Júlio César, do Real Madrid, foi oficialmente emprestado ao Milan pelo período de um ano.
Pelo Campeonato Alemão, o Bayern de Munique (um dos líderes, ao lado do Hertha Berlim), com 18 pontos, tem hoje um jogo difícil. Enfrenta, fora de casa, o Werder Bremen (15º colocado), que já convive com a incômoda ameaça de rebaixamento. Já o Bayer Leverkusen, sexto colocado (15 pontos), que terá a estréia do técnico Rudi Voeller em substituição a Christoph Daum, vai buscar se aproximar dos líderes enfrentando, longe de seus domínios, o Schalke 04.
As outras partidas do dia são Hansa Rostock x Wolfsburg, Unterhaching x Hamburgo, Eintracht Frankfurt x Freiburg e Borussia Dortmund x Kaiserslautern. Os jogos que completam amanhã a décima rodada do torneio são Munique 1860 x Hertha Berlim e Colônia x Stuttgart.
Uma nova notícia surgiu ontem com relação ao caso de Daum, acusado de usar drogas. O diário Bild divulgou que ele só teria se submetido ao exame porque antes fez um antidoping na Holanda. Sua intenção é provar que não é usuário de cocaína. O novo resultado foi negativo.