São Paulo - Os cavalos treinados no Brasil para o hipismo são mal preparados e, por isso, acabam prejudicando o desempenho dos atletas do
país. A opinião é do cavaleiro olímpico Álvaro Affonso de Miranda Neto, o
Doda, medalha de bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Sydney.
Doda, que mora e treina na Bélgica, está em São Paulo participando do Visa Indoor
2000, concurso hípico internacional válido como seletiva para a final da
Copa do Mundo, no ano que vem, e que termina domingo na Sociedade Hípica Paulista. Ele foi o vencedor da quarta prova internacional do Visa
Indoor.
"Nós temos a dificuldade no Brasil de fazer um treinamento adequado com os
animais, com o trabalho de base. Infelizmente, essa situação acaba
refletindo no resultado das competições de nossos cavaleiros, que são
atletas de excelente potencial", afirma.
Segundo o cavaleiro olímpico, no Brasil os cavalos começam a saltar muito cedo e em um número muito grande de provas. "Essa metodologia acaba com o
animal. Há também a pressão dos criadores, que querem que seus cavalos
comecem a saltar o mais rápido possível", diz Doda. A solução, segundo ele,
seria um amplo trabalho de reciclagem por parte dos treinadores. "É preciso
ler mais, estudar, conhecer as técnicas usadas no exterior, principalmente
na Europa".
Doda fez uma avaliação da participação dos brasileiros na Olimpíada de Sydney. Segundo ele, o país já provou que tem excelentes
cavaleiros. "O CCE (Concurso Completo de Equitação) está crescendo muito e
a conquista do sexto lugar na Austrália foi espetacular. Mas em Atenas,
daqui quatro anos, acredito que teremos chances reais de ganhar a medalha
de ouro", afirmou.
Para Doda, a equipe brasileira no CCE precisa apenas se aprimorar mais no
adestramento, uma das modalidades do Concurso Completo (as outras duas são
salto e cross country). "Ainda estamos com dificuldades neste ponto, mas
acredito que o Brasil irá melhorar muito.
O Visa Indoor 2000 é uma realização da MCV Eventos, com supervisão da
Federação Eqüestre Internacional de Hipismo. O patrocínio é de Visa, BMW e
Gerdau e apoio da Sociedade Hípica Brasileira.