São Paulo - Os dias de tranqüilidade acabaram no Canindé. Após uma série de cinco jogos invictos, a Portuguesa foi goleada pelo Cruzeiro, por 5 a 1, sábado, no Mineirão, e não faz mais parte da lista dos 12 times que passam à próxima fase da Copa João Havelange. Com 28 pontos em 20 jogos, a Lusa caiu para a 13ª colocação e terá, domingo, um jogo decisivo para suas pretensões de classificação. Receberá o Palmeiras, adversário direto na luta por uma das vagas - o Alviverde está na 14ª posição, com 27 pontos.
O técnico Lula Pereira terá a semana toda para acertar o time e tentar recuperar a confiança dos jogadores, que ficaram bastante abatidos após a derrota para o Cruzeiro. Um dos grandes problemas da Lusa é a defesa, a terceira mais vazada da competição, com 36 gols sofridos. Dos jogadores que atuavam nesta posição no início da competição, apenas Tinho continua no time titular. Os laterais Cafu e Paulo Fabrício estão no banco e o capitão Émerson, contundido.
Esta semana será aproveitada por Lula Pereira para aprimorar o posicionamento dos defensores e corrigir os erros de marcação, principalmente, nas bolas altas. Aprimorar a pontaria dos atacantes é também um de seus objetivos do treinador. Restando quatro jogos, a Portuguesa precisa de mais sete pontos para ficar com uma vaga. Só a vitória interessa no clássico contra o Palmeiras.