São Paulo – A Federação Internacional de Vôlei divulgou nesta terça-feira as novas regras para o Grand Prix, a versão feminina da Liga Mundial. Anteriormente disputado por oito equipes em torneios de final de semana em países asiáticos, o torneio foi inchado e terá 15 participantes a partir de 2001, mas as finais serão realizadas na Ásia. A novidade é a inclusão do Japão como sede.
A seleções serão separadas em dois grupos na fase de classificação. O primeiro foi apelidado de Copa das Nações da Europa e o outro de Copa América. Além do Japão, receberão jogos Tailândia, China (tanto em Pequim quanto Honk Kong e Macau), Filipinas e Taiwán. A disputa, que tem sua fase final começando em 3 de agosto e terminando no dia 26, distribuirá US$ 1 milhão em prêmios, cerca de 10% da premiação da Liga mundial.
Apenas Coréia do Sul, China e Japão já estão pré-qualificados. As outras cinco vagas na fase final serão distribuidas para Europa (duas) e América (três).
O Brasil, naturalmente, está na Copa América. Vai disputar a classificação, em julho, em local a ser definido com Cuba, EUA e Argentina. Peru e República Dominicana também devem participar da seletiva, mas ainda não confirmaram a inscrição.
A definição dos classificados europeus será em junho. Alemanha, Rússia, Itália e Croácia vão lutar pelas vagas. Assim como a Copa América, não há definição sobre o local nem a fórmula de disputa da etapa de classificação européia.