Puerto Montt, Chile - Os velejadores brasileiros Beto Pandiani e Gui Von Schmidt, iniciaram hoje uma aventura inédita. Nos próximos 5 meses, os dois deverão percorrer cerca de 7 mil quilômetros pelos mares do sul, a bordo de um catamarã de 21 pés - 6,4 metros, numa expedição que batizaram de Rota Austral. Pandiani e Schimit partiram nesta quarta-feira de Puerto Montt, no Chile e, no dia 7 de abril de 2001 pretendem chegar ao Rio de Janeiro.
Contando com a colaboração de mais quatro pessoas que fazem parte da equipe -- os tripulantes argentinos Felipe Tommasi e Santiago Iza, e a dupla de apoio que fará o percurso por terra, (transportando mantimentos e outros materiais), o video-maker Marcelo de Paula e o motorista Zé Eduardo -- eles têm como grande desafio a travessia do Cabo Horn, o ponto mais extremo ao sul do continente, considerado um dos grandes mitos da navegação (dezenas de embarcações já naufragaram nessa perigosa região).
A previsão é que eles atinjam esse ponto na noite de Natal, no dia 24 de dezembro deste ano, e que possam comemorar o feito celebrando a passagem do milênio na cidade argentina de Ushuaia.