São Paulo - Depois de um afastamento de cinco meses por causa de uma contusão, a judoca Cátia Maia está de volta aos tatames para lutar em busca da segunda medalha de ouro seguida nos Jogos do Aberto do Interior. Defendendo a cidade de Santos, a atleta, agora com 27 anos, conquistou o título da categoria meio-leve na última edição do torneio, uma espécie de olimpíada do interior paulista.
Cátia complicou sua situação após decidir não sofrer a cirurgia que seria necessária por causa do rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho. Uma operação acabaria com suas chances de classificação aos Jogos Olímpicos de Sydney. O esforço foi em vão. O Brasil acabou ficando sem vaga em sua categoria e ela ficou fora da competição. Mesmo assim, ela preferiu não entrar na faca. "Deveria ter operado quando soube que a minha categoria não iria à olimpíada, mas não daria tempo de me recuperar para os Jogos Abertos do Interior e eu não poderia deixar de honrar o apoio dos meus patrocinadores", disse.
A cirurgia acabou sendo adiada para dezembro. Com isso, a judoca afirmou que não estará 100% nos Jogos Abertos, mas mostrou estar em boa forma ao vencer o Campeonato Brasileiro Universitário no mês passado, competição que marcou seu retorno aos combates. "Fiquei muito feliz em constatar que meu treinamento está sendo eficiente e, mesmo com algumas limitações, pude lutar bem", afirmou.