Bogotá - O piloto colombiano Juan Pablo Montoya, que no próximo ano disputará a Fórmula 1 pela equipe britânica Williams, será nomeado embaixador da Boa Vontade da ONU para promover os direitos humanos e das crianças, a paz, a justiça social e o desenvolvimento alternativo na Colômbia, informou nesta sexta-feira o organismo internacional.
A designação de Montoya, de 22 anos, será feita na próxima terça-feira em Bogotá, numa cerimônia a qual estarão presentes o presidente colombiano, Andrés Pastrana, autoridades do Governo, diplomatas e outras personalidades, divulgou o escritório da ONU em um comunicado.
O representante especial da ONU na Colômbia, o norueguês Jan Egeland, declarou que para o organismo "é uma grande honra contar com Montoya como promotor e voz de nosso trabalho neste país, em temas como a paz, a reconciliação, o desenvolvimento, a justiça social, os direitos humanos, os deslocados pela guerra e o desenvolvimento alternativo".
Outra autoridade das Nações Unidas declarou à imprensa que a primeira tarefa do piloto pode ser a promoção dos direitos das crianças e a exclusão dos menores do conflito guerrilheiro da Colômbia, o mais antigo da América Latina.