Porto Alegre - Havia muito tempo os colorados não desfrutavam de um domingo assim. O Inter enfrenta o Vasco às 16h em estado de graça, embalado por uma ascendente campanha na Copa João Havelange e precisando de apenas duas vitórias para garantir classificação à próxima fase da Copa João Havelange. A direção colocou ingressos a preços populares e espera público superior a 40 mil pessoas.
O retrospecto do Inter nas últimas cinco rodadas é invejável. Venceu quatro jogos e empatou com o São Paulo no Morumbi – aproveitamento de 86%. Melhor só as atuações da defesa comandada por Lúcio, o zagueiro de confiança do técnico da Seleção Brasileira, Émerson Leão. Trata-se da melhor do campeonato. Foram apenas 19 gols em 19 jogos.
O técnico Zé Mário construiu uma verdadeira muralha vermelha a partir do meio-campo. Abrir espaços na defesa do Inter, onde se destaca a dupla de zagueiros formada por Lúcio e Ronaldo (foto), é uma tarefa inglória. O simples toque de um atacante adversário coloca em funcionamento um sistema de marcação azeitado, preciso. São raras as vezes em que menos de dois defensores colorados combatem um adversário em seu campo.
Uma foto publicada por Zero Hora na segunda-feira resume bem o Inter de Zé Mário. O volante do Sport Leomar dominava a bola e em volta dele estavam cinco jogadores do Inter: Rochemback, atirado aos seus pés, Ronaldo, Leandro Guerreiro, Marcelo e o centroavante Leonardo. Meio time. Leomar, é claro, foi desarmado. O Inter fez da marcação sua grande arma. Compensa assim a falta de inspiração no ataque. A defesa em várias ocasiões tem feito as vezes de ataque. Contra o Corinthians, por exemplo. Segurou tudo atrás e decidiu o jogo com o gol de Lúcio.
A escalada no campeonato remete os colorados à campanha no Brasileirão de 1997, quando chegou às semifinais. Contra o Corinthians, quase 25 mil pessoas empurraram o time com um comportamento exemplar. Neste domingo, Romário não vem. O técnico do Vasco, Oswaldo de Oliveira, pensa em preservar alguns titulares depois da vitória sobre o Coritiba, sexta-feira. Muda pouco num time que tem Viola e Pedrinho na reserva. Por isso, o Inter conta com a vibração apaixonada dos colorados para vencer. Aí, faltará só mais uma vitória.