Belo Horizonte - Sem pensar muito na possibilidade de classificação para a segunda fase da Copa João Havelange, o América enfrenta o Bahia, hoje, às 20h30, no Estádio da Fonte Nova, em Salvador. Jogadores e Comissão Técnica sabem que a equipe ainda tem reduzidas chances de se classificar, mas o pensamento está voltado inicialmente para a partida de hoje.
“Se ganharmos os três jogos restantes, temos condições de ainda sonhar com a classificação. Mas primeiro temos que nos preocupar com o Bahia", comenta o técnico Jair Pereira. “Poderíamos estar numa situação bem diferente", completa o treinador, ainda lamentando as derrotas para Coritiba e Vitória.
Para Jair Pereira, as chances reduzidas de classificação podem ser até um benefício para o América no jogo de hoje. “Não estamos tão próximos da classificação e poderemos jogar com mais tranqüilidade", acredita. “Temos de saber usar essa vantagem. O Bahia deve vir com tudo nos primeiros 15 minutos, sob pressão da torcida, e temos que tocar a bola", ensina o técnico americano.
Uma preocupação de Jair Pereira é com um possível excesso de confiança, por causa do resultado positivo sobre o Atlético (1 a 0), sábado passado. “A vaidade atrapalhou depois da vitória sobre o Flamengo", recorda o treinador do América.
O meia Tucho será o desfalque para o jogo de hoje, contra o Bahia. O jogador está com muitas dores na junção do osso com o tendão na virilha direita e tem dificuldade até para fazer certos movimentos. O médico Afonso Rangel preferiu deixar Tucho em tratamento, apesar da vontade do técnico Jair Pereira em levá-lo para Salvador. “Vou ficar em tratamento intensivo para poder enfrentar o Sport, dia 16", afirma o jogador.
Fabrício será o substituto de Tucho, com a missão de ser o homem criativo do meio-campo. “Gosto de jogar mais solto e o Jair Pereira me dá liberdade para atuar assim", observa o meia, que não se preocupa muito com as chances de classificação. “Está difícil, mas há uma luz no fim do túnel. Temos que fazer nossa parte e deixar o resto acontecer", acredita Fabrício.
Outro problema médico é o lateral Paulo César, que deixou o treino de ontem cedo reclamando de dores na parte posterior da coxa direita, uma contusão que vem perturbando-o há vários jogos. Ele vai fazer uma avaliação antes do jogo e, se for vetado, Estevam começa jogando. O volante Edgar, que estava suspenso nos jogos contra Vitória e Atlético, retorna ao time, e Ruy fica no banco de reservas.