São Paulo - Carlos Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, esteve reunido ontem, no Rio, com 24 presidentes das 27 Confederações Brasileiras (não compareceram representantes de Luta, Futebol e Desportos Terrestres, do qual o pentatlo moderno é olímpico), para dar início ao trabalho de desenvolvimento do esporte de alto nível, com o apoio do Ministério do Esporte e Turismo. À reunião compareceu José Otávio Germano, presidente interino da Secretaria Nacional de Esportes, recém-criada.
As Confederações terão até 31 de janeiro para apresentar dois planejamentos: para a Olimpíada de Atenas/2004 e para a outra, de 2008, em cidade ainda a ser escolhida. cada confederação ainda deverá sugerir local para construção de um centro de alto rendimento.
Nuzman quer um projeto amplo e detalhado de cada esporte, que será analisado pelo departamento técnico do COB e encaminhado ao Ministério. "O ministro Carlos Melles está empenhado em transformar o esporte no Brasil, mas precisamos apresentar programas bem estruturados", disse Nuzman, que defende equipes permanentes. Os recursos financeiros estariam atrelados à evolução técnica das equipes e atletas, como na Itália.