Campinas - A Ponte Preta, que completou 100 anos recentemente, vive uma excelente fase e salva o prestígio do futebol paulista na Copa João Havelange. O time do Interior assumiu a vice-liderança, com 37 pontos ganhos, e garantiu com três rodadas de antecedência a classificação à fase decisiva do torneio ao derrotar na quarta-feira o Internacional por 3 a l, em Campinas.
A equipe deixou para trás clubes de maior expressão, como São Paulo (8º), Palmeiras (15º), Santos (17º) e Corinthians (24º) -os três últimos praticamente sem chances de obter uma das vagas nos playoffs.
Em 21 jogos, a Ponte conquistou 11 vitórias, quatro empates e seis derrotas. O time possui ainda o melhor ataque entre os 25 participantes da competição, ao marcar 44 gols. O atacante Washington, um dos poucos reforços contratados pela diretoria, é o principal artilheiro da equipe, com 13 gols.
"A nossa meta é sempre estar entre os quatros finalistas nas competições que tomarmos parte" disse o presidente Sérgio Carnielli, que quitou a maior parte da dívida do clube ao implantar há dois anos, com sucesso, uma gestão empresarial.
Só o público ainda não é o ideal. No campeonato do ano passado, a média chegou a 14.774 pagantes por jogo, no Moisés Lucarelli. Mesmo com a brilhante campanha, os torcedores, este ano, andam um pouco longe do estádio.
Segundo a estatística do clube, até agora, a média gira em torno de 7.500 pagantes. Os dirigentes, porém, acreditam que o número de torcedores vai aumentar com os jogos da próxima fase, que são decisivos.
A Ponte manteve basicamente a mesma equipe do ano passado, quando chegou à semifinal do campeonato nacional e perdeu a vaga da final para o São Paulo. O clube que é uma das sensações da competição investiu para montar a equipe cerca de R$ 2,2 milhões, valor considerado irrisório se for comparado com que gastaram o Santos e Flamengo. "Vamos lutar, agora, pela liderança", comentou o treinador Nelsinho Baptista. Ele garante que o time vai jogar com a mesma seriedade as três partidas que faltam a cumprir.
O desejo do grupo de assumir a primeira colocação pode começar a se concretizar, já no domingo, quando a Ponte vai até Belo Horizonte para enfrentar o líder Cruzeiro, que tem três pontos a mais. A motivação e determinação do grupo resumem-se no exemplo do volante Mineiro, autor de um belo gol contra o Inter e uma das novidades na lista do técnico da seleção, Émerson Leão.
Mineiro não será poupado no jogo em Minas, mesmo depois de o time ter obtido a classificação. O jogador promete se empenhar ao máximo para levar a Ponte a outra vitória. O jogador, só depois da partida, vai se apresentar para o técnico da seleção para o início dos treinos visando o jogo do dia 15 contra a Colômbia, no Morumbi, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2002.