Rio - O goleiro da seleção paraguaia José Luis Chilavert deu um ponto final às especulações que davam conta de que ele não enfrentaria o Peru, dia 15, em Assunção, pela rodada de abertura do returno das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2002. Segundo ele, seu desembarque na capital paraguaia acontecerá um ou dois antes do confronto contra os peruanos.
Durante a semana, Chilavert chegou a dizer que sua apresentação à seleção paraguaia seria difícil, em razão de sua recém-contratação pelo Racing Estrasburgo, da França, equipe pela qual espera estrear neste fim de semana.
"Jogar na seleção é um privilégio e contra o Peru temos de ganhar de qualquer forma", disse o goleiro, que mais uma vez deu uma declaração polêmica, ao criticar o governo paraguaio. "O povo está sempre sofrendo com os problemas sociais, já que os políticos só pensam em encher os bolsos."
No domingo, contra o Bordeaux, Chilavert espera fazer o gol de número 60 em sua carreira. A torcida do Estrasburgo está confiante e cerca de 30 mil ingressos já foram vendidos.
Enquanto isto, o técnico da seleção paraguaia, o uruguaio Sergio Markarián, aos poucos vai contado com a incorporação dos jogadores convocados. Nesta quinta-feira, os atacantes José Cardozo, do Toluca, do México, e Hugo Brizuela, do Universidad Católica, do Chile, ficaram à disposição do treinador. Nesta sexta-feira, o cabeça-de-área Julio César Enciso, do Internacional, é aguardado. No sábado, devem se apresentar Carlos Humberto Paredes, Pedro Sarabia e Denis Caniza. No domingo, será a vez de Roque Santa Cruz e Roberto Acuña.
Os demais jogadores ainda não confirmaram a data de chegada a Assunção. Um problema pode ser o zagueiro Gamarra, do Flamengo, que está com um furúnculo na coxa direita. Na partida em que o time brasileiro foi derrotado por 4 a 3 pelo River Plate, na última quarta-feira, pela Copa Mercosul, o jogador foi substituído ainda no primeiro tempo, tornando-se uma dor de cabeça para Markarián.
Na tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2002, o Paraguai está na terceira posição, com 17 pontos.