O russo Marat Safin conquistou uma vaga nas semifinais do Torneio de São Petersburgo, na Rússia, ao derrotar nesta sexta-feira o alemão Rainer Schüttler, por 2 sets a 1 (6/4, 1/6, 6/3), nas quartas-de-final da competição. Ele enfrentará neste sábado o sueco Jonas Bjorkman, que vencera o americano Jared Palmer, por 2 sets a 0 (6/1, 6/3).
Primeiro cabeça-de-chave em São Petersburgo, Safin continua com chances de chegar à liderança da Corrida dos Campeões nesta semana. Ele é o vice-líder com 661 pontos, três a menos do que o primeiro colocado, o brasileiro Gustavo Kuerten.
Mas Safin tem de descartar 22 pontos conseguidos no Torneio de Moscou -- foi o pior de seus cinco melhores resultados em competições que não são de Grand Slam nem de Masters Series e que valem para a Corrida. Por isso, ele só pontuará em São Petersburgo se chegar à final, o que lhe daria 31 pontos _sendo que somente nove seriam somados aos seus 661.
O Torneio de São Petersburgo é disputado em quadras rápidas, tem premiação de US$ 800 mil e dá ao vencedor 45 pontos na Corrida.