Rio - A liderança de Gustavo Kuerten na Corrida dos Campeões está ameaçada. Em 56 minutos, o brasileiro perdeu por 2 sets a 0 (6/3, 6/4) para o australiano Patrick Rafter e foi eliminado nesta sexta-feira nas quartas-de-final do Torneio de Lyon, na França.
O russo Marat Safin, vice-líder da Corrida, chegou às semifinais do Torneio de São Petersburgo, na Rússia, e tomará a primeira posição se vencer neste sábado o sueco Jonas Bjorkman.
O russo tem 661 pontos, três a menos do que Guga, que não marcou pontos em Lyon porque ganharia somente 11 na França: o pior de seus cinco melhores resultados em competições que não são de Grand Slam nem de Masters Series e que valem para a Corrida foi no Torneio de Tóquio, onde ele recebeu 12 pontos. O pior resultado de Safin foi no Torneio de Moscou, onde o russo conseguiu 22 pontos. Por isso, ele só pontuará em São Petersburgo se chegar à final, o que lhe daria 31 pontos -somente nove seriam somados aos seus 661, o que será suficiente para lhe dar a liderança da Corrida.
Em Lyon, Guga não conseguiu superar o jogo de saque e voleio de Rafter, que quebrou pela primeira vez o serviço do brasileiro no sexto game do primeiro set, abrindo 4 a 2. O australiano chegou a ter seu saque ameaçado no nono game, no qual Guga fez 40 a 0. Mas com cinco pontos seguidos -- sendo um ace no último ponto --, Rafter fechou o game, vencendo o set por 6 a 3, em 25 minutos.
Os três break points perdidos abateram Guga, que não foi capaz de ameaçar o serviço de Rafter no segundo set. O australiano conseguiu uma quebra no quinto game, fazendo 3 a 2 e aumentando para 4 a 2 ao confirmar seu saque no game seguinte. Rafter manteve o controle da partida e fechou o set em 6 a 4, em 31 minutos, ganhando o jogo por 2 a 0.
O adversário do australiano nas semifinais, que serão neste sábado, sairá do confronto entre o sueco Thomas Enqvist, terceiro cabeça-de-chave, e o marroquino Hicham Arazi.
O Torneio de Lyon é disputado em quadras de carpete, tem premiação de US$ 800 mil e dá ao vencedor 45 pontos na Corrida dos Campeões.