São Paulo - A vida de Pelé vai virar documentário para o cinema em 2001 e uma série com cinco capítulos de uma hora para a tevê, em 2002. A iniciativa é do produtor Aníbal Massaíni.
O filme, ainda sem nome, tem exibição engatilhada no Brasil e Exterior, através da Disney, com mais de 100 países interessados. Não é o primeiro filme sobre o jogador. Em 1970, na euforia do tricampeonato mundial, Luiz Carlos Barreto lançou "Isto é Pelé!", que se tornou um dos vídeos mais vendidos no País nos anos 80. "É um trabalho muito bom, mas muita coisa aconteceu nos últimos 30 anos", diz Anibal.
A idéia tem quase 20 anos. Na Copa da Espanha, em 1982, o jogador e o produtor, amigos, fizeram projetos, que retomaram no ano passado. Pelé cobrou a promessa e Massaíni foi atrás de imagens. Encontrou preciosidades das TVs Record, Tupi e Canal 100, de Carlos Niemeyer, que ainda precisam ser recuperados.
Além das imagens de arquivo, Massaíni está recolhendo depoimentos no Brasil e Exterior. O de Pelé será o fio condutor de toda a história. O projeto está orçado em R$ 4,5 milhões e só depois de pronto a produção vai atrás dos patrocínios, através da Lei do Áudio-Visual. A estréia está prevista para o primeiro semestre do ano que vem.