Rio - Nem Lakers, nem Portland, nem Utah, nem San Antonio. O líder da Conferência Oeste até agora é o Phoenix Suns, que vem surpreendendo os favoritos. A equipe derrotou o Miami Heat por 84 a 82, em casa, e conseguiu sua sexta vitória em sete jogos -- a única derrota foi na estréia, para o Golden State Warriors, atual lanterna no Oeste.
O destaque dos Suns foi o ala Shawn Marion, com 18 pontos -- incluindo os que deram a vitória aos anfitriões, a dois segundos do fim -- e 13 rebotes.
O armador Jason Kidd terminou com 15 pontos e 13 assistências. Pelo Miami, Tim Hardaway foi o cestinha com 19 pontos, além de oito assistências. O ala Brin Grant conseguiu 14 pontos e 11 rebotes.
O Phoenix dominou o primeiro tempo e foi para o intervalo com 11 pontos de vantagem(45 a 34). Mas no terceiro quarto, o Heat voltou melhor e, comandado por Hardaway, conseguiu fazer 31 pontos contra apenas 16 do adversário, abrindo quatro de vantagem para o início do quarto período.
O jogo seguiu indefinido até os segundos finais, quando Marion recebu a bola e partiu para a cesta, fazendo a bandeja que deu vitória aos Suns. Hardaway ainda tentou um arremesso desesperado, mas a bola bateu no aro e saiu.
Mesmo com a derrota, o Miami manteve a terceira colocação da Divisão do Atlântico, com três vitórias e três derrotas, agora ao lado do New Jersey Nets. Já o Phoenix segue tranqüilo na ponta da Divisão do Pacífico, tendo o Sacramento Kings em segundo. Portland Trail Blazers e LA Lakers estão em terceiro e quarto, respectivamente.