Salvador - Para acabar com qualquer dúvida que ainda esteja pairando sobre a classificação para as oitavas-de-final da Copa João Havelange, o Bahia precisa marcar pontos contra o Palmeiras, neste domingo, às 16h, na Fonte Nova. As projeções matemáticas dizem que sim, mas muitos jogadores do clube não sabem ao certo se a pontuação atingida pelo time já é suficiente para garantir a vaga na próxima fase do campeonato.
Por isso, a ordem é partir para cima do alvi-verde paulista e buscar o quarto triunfo consecutivo na competição. Sétimo colocado na Copa JH, com 35 pontos ganhos, o Bahia pode saltar para os primeiros lugares caso conquiste mais uma vitória.
Em alta no campeonato e bastante motivado, o time baiano quer aproveitar o cansaço do seu adversário para obter os três pontos. Além de encarar o forte calor que certamente prevalecerá (devido ao horário de verão, a partida acontecerá, na verdade, às 15h), o Palmeiras vem enfrentando uma seqüência desgastante de jogos, o que pode comprometer o rendimento físico dos seus atletas. Essa será a terceira vez em apenas cinco dias que os paulistas entrarão em campo: jogaram contra o Cruzeiro, na quarta-feira, pela Copa Mercosul, e contra o Vasco, sexta, pelo campeonato nacional.
O problema é que o Palmeiras está em ascensão e vem precedido de duas vitórias nos dois últimos compromissos - 2 a 1 e 3 a 0, respectivamente -, o que deixa os tricolores em estado de alerta. "Eles começaram bem mal na competição, mas conseguiram uma recuperação fantástica. Trata-se de um time de qualidade e que está lutando pela classificação, por isso precisamos tomar todos os cuidados", alerta o lateral Jefferson.