CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Preconceito faz jogador entrar na justiça na Espanha
Quarta-feira, 15 Novembro de 2000, 12h53

Rio - O russo Valery Karpin, do Celta de Vigo, espera terminar a temporada com os mesmos direitos que têm os jogadores da União Européia, depois de levar à reivindicação às cortes espanholas nesta semana. Os advogados de Karpin sustentam que o jogador está sendo discriminado por ser considerado um dos cinco "estrangeiros" da equipe do Celta. O veredicto está sendo esperado para os próximos 15 dias, mas a decisão pode sair antes deste prazo.

Se o russo tiver sucesso, espera-se que outros jogadores de países que mantêm relações trabalhistas com a União Européia tentem ações semelhantes. Hoje, existem 15 atletas de países como Eslovênia, Lituânia, Polônia e Romênia defendendo times da primeira divisão espanhola.

Outra conseqüência pode ser o aumento de jogadores destas nacionalidades nas equipes da Espanha. O Barcelona, por exemplo, tem 11 jogadores não-espanhóis, mas apenas um "estrangeiro", o brasileiro Rivaldo - os outros dez são de países da União Européia. A Federação Espanhola permite que cada clube tenha, no máximo, cinco "estrangeiros" em seus elencos.

Recentemente, a Justiça espanhola permitiu que jogadores de basquete da Turquia, Lituânia, Eslovênia e República Tcheca recebessem o tratamento dispensado aos "europeus".

L! Sportpress


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Campeonato Espanhol
Redondo faz falta no Real Madrid
Zidane pode jogar com Rivaldo no Barcelona
Real planeja ter estádio mais moderno do mundo
Técnico espanhol quer calendário mundial unificado
Veja lista completa