São Paulo - O brasileiro Gustavo Kuerten venceu o australiano Patrick Rafter pela primeira vez em uma quadra rápida, nesta quinta-feira, pelo Masters Series de Paris. As parciais foram de 6/4 e 7/6 (7/4), em 1h30.
Com o resultado, Guga avança às quartas-de-final do torneio, em que enfrenta o espanhol Albert Costa, que desclassificou o italiano Gianluca Pozzi com 6/2 e 6/4.
Com a vitória, Guga conseguiu uma revanche: na semana passada, ele havia sido eliminado por Rafter, 16° da Corrida dos Campeões e da Lista de Entrada, do torneio de Lyon, também na França. A derrota custou a Guga a liderança da corrida.
Em quadras rápidas, Rafter sempre tinha levado a melhor sobre Guga: nas semifinais da Copa Davis e nos torneios de Hong Kong e Lyon, todos neste ano. Guga só havia vencido Rafter antes no saibro, em Roma.
O primeiro set contra Rafter estava equilibrado até o quinto game, no qual Guga finalmente conseguiu acertar suas devoluções de esquerda. Isso ajudou o brasileiro a conseguir uma quebra de serviço, fazendo 3 a 2 e abrindo 4 a 2 ao confirmar seu saque no game seguinte.
A desvantagem tirou a concentração de Rafter, que começou a errar muito: no oitavo game, o australiano devolveu três bolas para fora e Guga fez 5 a 3. O atual vice-campeão do Torneio de Wimbledon ainda diminuiu para 5 a 4, mas o brasileiro teve tranqüilidade para manter seu serviço e fechar o set em 6 a 4, em 39 minutos, com erros não-forçados de Rafter nos dois últimos pontos.
Mas o australiano se recuperou no segundo set, abrindo 2 a 0 ao quebrar o serviço de Guga, que cometeu uma dupla falta no penúltimo e acertou a rede no último ponto do segundo game. Porém, o golpe de esquerda na devolução de saque, que ajudara o brasileiro a obter uma quebra no set inicial, salvou o campeão do Aberto da França no terceiro game. Com um backhand ele quebrou o serviço de Rafter, diminuindo para 2 a 1. Sem deixar o australiano pontuar, Guga empatou em 2 a 2.
O set seguiu sem quebras de serviço e equilibrado até o 12º game -e o placar em 6 a 6 levou ao tie-break.
Novamente os erros foram fatais para o australiano, que cometeu duas duplas faltas, no primeiro e no oitavo ponto -Guga abriu 6 a 2. Rafter ainda obteve uma mini-quebra no décimo ponto, mas devolveu uma bola para fora no 11º e o brasileiro fechou em 7 a 4 -e o set em 7 a 6, em 50 minutos.
Guga precisa ser campeão do Masters de Paris para recuperar a liderança da corrida, atualmente com o russo Marat Safin.
O próximo adversário de Guga é o número 30 da Corrida dos Campeões, tem 25 anos e 11 títulos do ATP Tour.