Belo Horizonte - O Cruzeiro já está de olho na segunda fase da Copa João Havelange (oitavas-de-final), quando vai enfrentar o Uberlândia ou Malutrom, do Paraná. Sobretudo pelo time mineiro já ter assegurado o primeiro lugar na fase classificatória, com 44 pontos, beneficiado pela derrota da Ponte Preta para o Goiás por 3 a 0, na última quinta-feira. Para isso, o técnico Luiz Felipe Scolari deverá decidir pela escalação de uma equipe mista para o jogo contra o Coritiba, no domingo, em Curitiba, no Paraná, no encerramento da primeira etapa do Módulo Azul da Copa João Havelange.
Além disso, há outro aspecto implicado na situação: o Comitê Executivo da Copa João Havelange decidiu zerar os cartões, exceto daqueles que receberem quinto na última rodada, programada para amanhã. O Cruzeiro tem nada menos que sete jogadores com quatro cartões amarelos - cinco titulares. São eles: os zagueiros Cléber e Cris, o lateral-esquerdo Sorín e os volantes Donizete Oliveira e Ricardinho. Cléber Monteiro, que também vendo sendo utilizado tanto na ala direita quanto no meio-campo, e Alonso também estão “pendurados". O técnico não vai correr o risco de perder um de seus titulares para o mata-mata das oitavas.
Scolari também deverá poupar os titulares para evitar desgaste físico desnecessário. Ricardinho, com problema no joelho direito, e Donizete Oliveira, com uma luxação no ombro direito, estão em fase de recuperação de suas contusões. Geovanni, expulso contra o Flamengo, está suspenso. O primeiro jogo das oitavas está programado para a próxima quinta-feira, mas, atendendo à TV (que comprou os direitos da competição), a tabela deverá ser remanejada, com partidas na quarta-feira.
O lateral-direito Rodrigo poderá ser um dos poucos titulares em campo contra o Coritiba. Isto porque ele, afastado desde a partida contra o Corinthians, no último dia 4, vai precisar de aperfeiçoar o condicionamento físico, além de ganhar ritmo de jogo. “Este jogo será muito importante para mim. Preciso entrar, novamente, em ritmo", explica o lateral, que machucou o calcanhar direito após choque com o corintiano André Luiz. Sérgio Manoel e Viveros deverão compor o meio-campo. Jackson foi convocado e segue viagem com a delegação hoje para Curitiba.