São Paulo - Destaque do basquete carioca no segundo semestre, o armador Marcelinho, do Botafogo, tem o mesmo sonho da maioria dos jogadores: atuar na NBA, a liga norte-americana. Para atingir o objetivo, ele conta com o talento, um boa estatura e uma preparação especial para ganhar peso. Mas, por enquanto, o armador, de 24 anos, utiliza os seus arremessos e assistências para ajudar o Botafogo a chegar ao título do Campeonato Carioca deste ano.
"É uma meta minha chegar à NBA em quatro ou cinco anos. Mas, se eu não conseguir, só o fato de estar tentando já vai ter valido a pena." A segunda frase pode dar a entender que Marcelinho não acredita que vá realizar o seu sonho, mas isto é um engano. A sua preparação é pesada em busca deste feito que poucos jogadores brasileiros atingiram.
Magro e alto, Marcelinho vem ganhando massa muscular aos poucos. Depois de 50 dias de musculação, ele aumentou a sua "massa magra" - constituída apenas por músculos - em 1,5 kg, passando de 86 kg para 87,5kg. Ainda não é o suficiente para os seus dois metros de altura, mas ele promete avançar mais. "Minha intenção é chegar a um peso em torno de 95 kg", explicou.
O seu esforço conta com a ajuda de um nutricionista e de um personal trainer, que demonstram o amadurecimento do jogador. O técnico do Botafogo, Emanuel Bonfim, lembra que, há algum tempo, Marcelinho tinha um treinamento improvisado. "Um grande jogador que fazia barras na praça."
A parte física não é o único item que está na preparação do armador, que tem conversado com jogadores que participaram da NBA. "Tenho falado com o Pipoka (Flamengo), que me dá algumas dicas", informou. Como resultado, ele tem procurado mais o jogo físico, sem evitar as faltas.
Outro conselheiro é Bigu, que é amigo do técnico Phil Jackson, seis vezes campeão da NBA com o Chicago Bulls e outra com o Los Angeles Lakers. "No futuro, pode até ser um contato para chegar à Liga."
Atingir a posição de titular na seleção brasileira é outro objetivo de Marcelinho, que demonstra humildade. Apesar de alguns técnicos o considerarem o melhor jogador do basquete brasileiro na atualidade, ele não acredita que tenha lugar garantido. "Isto depende do Hélio Rubens (técnico da seleção e do Vasco)."
No momento, Marcelinho concentra as atenções no Carioca que é liderado pelo Botafogo. Até porque, o jogador é a principal figura do time e tem melhorado em todos os fundamentos. "É um evolução natural, pois tento aprender com os erros e derrotas", garantiu ele, cuja média de assistências aumentou bastante. "Como tenho sido muito marcado, tenho servido aos outros."