CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 Últimas Notícias
 NBA
 WNBA
 Liga Sul-Americana
 Brasileiro Masculino
 Brasileiro Feminino
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Basquete
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marcelinho quer NBA em quatro anos
Sábado, 18 Novembro de 2000, 18h16
Atualizada: Domingo, 19 Novembro de 2000, 09h08

São Paulo - Destaque do basquete carioca no segundo semestre, o armador Marcelinho, do Botafogo, tem o mesmo sonho da maioria dos jogadores: atuar na NBA, a liga norte-americana. Para atingir o objetivo, ele conta com o talento, um boa estatura e uma preparação especial para ganhar peso. Mas, por enquanto, o armador, de 24 anos, utiliza os seus arremessos e assistências para ajudar o Botafogo a chegar ao título do Campeonato Carioca deste ano.

"É uma meta minha chegar à NBA em quatro ou cinco anos. Mas, se eu não conseguir, só o fato de estar tentando já vai ter valido a pena." A segunda frase pode dar a entender que Marcelinho não acredita que vá realizar o seu sonho, mas isto é um engano. A sua preparação é pesada em busca deste feito que poucos jogadores brasileiros atingiram.

Magro e alto, Marcelinho vem ganhando massa muscular aos poucos. Depois de 50 dias de musculação, ele aumentou a sua "massa magra" - constituída apenas por músculos - em 1,5 kg, passando de 86 kg para 87,5kg. Ainda não é o suficiente para os seus dois metros de altura, mas ele promete avançar mais. "Minha intenção é chegar a um peso em torno de 95 kg", explicou.

O seu esforço conta com a ajuda de um nutricionista e de um personal trainer, que demonstram o amadurecimento do jogador. O técnico do Botafogo, Emanuel Bonfim, lembra que, há algum tempo, Marcelinho tinha um treinamento improvisado. "Um grande jogador que fazia barras na praça."

A parte física não é o único item que está na preparação do armador, que tem conversado com jogadores que participaram da NBA. "Tenho falado com o Pipoka (Flamengo), que me dá algumas dicas", informou. Como resultado, ele tem procurado mais o jogo físico, sem evitar as faltas.

Outro conselheiro é Bigu, que é amigo do técnico Phil Jackson, seis vezes campeão da NBA com o Chicago Bulls e outra com o Los Angeles Lakers. "No futuro, pode até ser um contato para chegar à Liga."

Atingir a posição de titular na seleção brasileira é outro objetivo de Marcelinho, que demonstra humildade. Apesar de alguns técnicos o considerarem o melhor jogador do basquete brasileiro na atualidade, ele não acredita que tenha lugar garantido. "Isto depende do Hélio Rubens (técnico da seleção e do Vasco)."

No momento, Marcelinho concentra as atenções no Carioca que é liderado pelo Botafogo. Até porque, o jogador é a principal figura do time e tem melhorado em todos os fundamentos. "É um evolução natural, pois tento aprender com os erros e derrotas", garantiu ele, cuja média de assistências aumentou bastante. "Como tenho sido muito marcado, tenho servido aos outros."

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Campeonato Carioca
Vasco arrasa América no masculino
Vasco faz mais uma vítima no Carioca feminino
Vasco aniquila Belford Roxo no estadual feminino
Fla tenta contra o Flu quinta vitória seguida
Veja lista completa