São Paulo - Quatro jogos reabrem nesta terça-feira a luta pelo título mais importante do futebol europeu: a Copa dos Campeões. É o início da terceira fase, que conta com 16 times divididos em quatro grupos de quatro.
As equipes vão se enfrentar em turno e returno. Os dois primeiros de cada chave se classificam para o início do mata-mata. Nas fases anteriores, alguns dos favoritos – como Barcelona, Juventus, Inter de Milão e Bayer Leverkusen – ficaram pelo caminho.
A rodada de hoje serve de início para dois grupos, entre eles o B, considerado o mais difícil da competição. O Galatasaray, atual campeão da Copa da Uefa, vai à Itália enfrentar o Milan. No outro jogo, o Paris Saint-Germain recebe o La Coruña, campeão espanhol.
Fazendo uma campanha apenas razoável no Campeonato Italiano, o Milan tenta se recuperar – e se vingar do time turco, responsável por sua eliminação na Copa da Uefa do ano passado. O time joga cheio de desfalques: Redondo, Costacurta, Albertini, Francesco Coco e Comandini, contundidos, além do brasileiro Julio Cesar, que não pôde ser inscrito na competição por ter jogado um minuto pelo Real Madrid em um jogo da fase anterior.
Com tantas ausências, o lateral Serginho, ex-São Paulo, ganha uma chance no time titular. Roque Júnior também está confirmado pelo técnico Alberto Zaccheroni. No ataque, o time deve ter um trio com Shevchenko, Bierhoff e Jose Mari.
O time turco também tem uma ausência brasileira: o goleiro Taffarel está contundido e dará lugar a Arif, recém-contratado do Real Sociedad.
O La Coruña vai a Paris para tentar continuar fazendo história na competição e enfrenta o Paris Saint-Germain em jogo considerado chave pelo técnico Javier Irureta. “Se conseguirmos um bom resultado no Parque dos Príncipes e vencermos o Milan em casa na próxima rodada creio que teremos 70% de chances de conseguir uma vaga na próxima fase”, diz o treinador, que calcula dez pontos como necessários para a classificação.
Capricho na marcação - O time da Galícia, que eliminou a Juventus na fase anterior e segue liderando o Campeonato Espanhol, não terá Djalminha e Fran, contundidos, mas deve ter a volta de César Sampaio no meio de campo, setor que é uma das preocupações do técnico Irureta, que quer marcação forte sobre os quatro homens de ataque do rival francês: Leroy, Dalmat, Okocha e o brasileiro Christian.
Já o PSG não está em boa fase. Perdeu para o Monaco na última rodada do Campeonato Francês por 2 a 0 e caiu para a quarta colocação, quatro pontos atrás do líder Bordeaux. O atacante Anelka deve desfalcar a equipe.
No grupo A, Manchester United e Valencia terão vida mais fácil contra dois adversários que entraram na chave como ‘zebras’: o austríaco Sturm Graz e o grego Panathinaikos.
O time espanhol, vice-campeão da competição no ano passado, terá o retorno de Kily González no ataque para enfrentar o Sturm Graz em casa. O rival passa por uma crise. Seus jogadores estão divididos e brigando por causa de divergências sobre a premiação nos jogos da Copa dos Campeões.
Na Inglaterra, o Manchester recebe o Panathinaikos como absoluto favorito. O time é líder disparado do Campeonato Inglês com cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Arsenal, e caminha para o sétimo título em nove temporadas.
O Panathinaikos foi o maior responsável pela eliminação do Juventus na última fase, vencendo o time italiano na última rodada por 3 a 1.