Rio - O Flamengo terá pela frente uma verdadeira pedreira nas semifinais da Liga Nacional de Handebol 2000. O rubro-negro, grande surpresa da competição, recebe a Metodista no ginásio do Tio Sam, em Niterói/RJ, às 20h, pela primeira partida da série melhor-de-três da semifinal do torneio. No mesmo dia e horário, Imes/Santa Maria x Pinheiros jogam no ginásio do Esporte Clube Pinheiros.
A equipe paulista foi líder absoluta da fase de classificação e é a atual tricampeã brasileira. O técnico Sérgio Hortelan, no entanto, acredita no potencial de seus jogadores e espera chegar na final. Até porque o Flamengo foi o único time a vencer a Metodista no campeonato até o momento, quebrando uma invencibilidade de 40 jogos.
"Será nosso grande desafio até agora. Vamos enfrentar o time mais forte do país há quatro anos e essa primeira partida é decisiva para nós. É importante vencer o jogo desta quarta-feira, pois ficaríamos numa boa situação. Vencendo aqui no Rio, mantemos as nossas chances de ir à final. Se perdermos, vai ficar difícil. Mas temos chances de vitória. Respeito a Metodista, a favorita ao título, mas podemos vencer", disse o treinador, que deverá escalar Christian; Orlando, Arlindo, Gonzalo, Alemão, Renatinho e Renato.
A façanha do Flamengo foi em São Bernardo do Campo (SP), no Ginásio do Baetão, casa da Metodista. O Rubro-Negro venceu por 25 a 24 e praticamente garantiu a classificação para a semifinal. Técnico e jogadores, no entanto, preferem esquecer aquela partida e pensar nas próximas que virão.
Melhor equipe do campeonato e atual tricampeã da competição, a Metodista não vive um bom momento, segundo o técnico Alberto Rigolo. Ele lembra que nos últimos jogos o time não conseguiu se acertar em quadra e acabou derrotado pelo Flamengo - pela Liga Nacional - e para o Imes/Santa maria, na decisão dos Jogos Abertos. Segundo Rigolo, o Flamengo joga de forma bastante truncada e está entrosado, podendo complicar as coisas para a o time paulista.
"Estou bastante preocupado porque não estamos jogando bem. O Flamengo é um time forte, que trunca muito o jogo, com um estilo diferente do nosso, mais dinâmico, mais rápido nas decisões. Um estilo mais europeu, puxado para Espanha e Rússia", disse Rigolo, que ainda tem algumas dúvidas para o jogo desta quarta: Marcão (Maik); Hula-Hula, Macarrão (Baiano), Agberto, Sidney (SB), Helinho e Daniel Baldacin (Adalberto).