São Paulo - O checo Jan Zelezny e a norte-americana Marion Jones, ganhadora de cinco medalhas nos Jogos Olímpicos de Sydney, foram eleitos neste domingo os melhores atletas do ano pela comissão de jurados da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Os dois foram homenageados durante a tradicional festa que a entidade realiza todos os anos no Sporting Club de Montecarlo.
Jones, que ocupou a posição de rainha do atletismo mundial desde a morte de sua compatriota Florence Griffith, terminou a temporada olímpica como a primeira colocada do ranking mundial, criado este ano pela IAAF, com nove pontos de vantagem sobre a segunda colocada, a norueguesa Trine Hattestad. A situação foi bem diferente no masculino, pois vários nomes participavam da disputa, casos de Michael Johnson, Maurice Greene e Robert Korzeniowski.
O ranking mundial proposto pela entidade só acertou na relação feminina.
Entre os homens, Greene, líder com 1.469,08 pontos (22 a mais que o marroquino Hicham El Guerruj), não foi eleito o atleta do ano. Já o atleta checo, que também foi escolhido como o melhor da temporada pela Associação Européia de Atletismo, aparece apenas na 26ª colocação.
Johnson, por sua vez, alcançou em Sydney grande destaque ao vencer 400 metros livres e o revezamento 4x400. Este ano ele não foi a Montecarlo.
Ficou nos Estados Unidos para celebrar o Dia de Ação de Graças.
A nova classificação mundial pode ser utilizada no futuro para designar automaticamente os melhores atletas do ano, tornando desnecessária a formação do jurado da IAAF.