São Paulo - Começa nesta terça-feira a última etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, em Vitória (ES). Com os campeões já definidos - Zé Marco e Ricardo conquistaram o título por antecipação - a competição se volta principalmente para a distribuição dos prêmios, que alcançará os US$ 150 mil (R$ 300 mil).
A primeira fase terá dois dias de qualifying (28 e 29), quando serão classificadas oito duplas. O evento principal contará com mais 24 duplas pré-qualificadas, totalizando 32 participantes. Além dos campeões Zé Marco e Ricardo, o Brasil será representado Márcio/Benjamin, quarta colocada no ranking da (FIVB); Emanuel/Tande, que pela primeira vez jogam juntos uma etapa do Circuito; e Anjinho e Loiola, que atuaram juntos pela última vez em uma etapa do Circuito Mundial em 1997.
Os destaques estrangeiros são os irmãos Paul e Martin Laciga, da Suíça, que estão em terceiro no ranking da FIVB e ficaram na quinta colocação nas Olimpíadas de Sydney. Os portugueses Maia/Brenha foram quarto colocados nas Olimpíadas e ocupam a 18ª posição no ranking mundial.
Os americanos Smith/Henkel estão em sétimo no ranking e seus compatriotas Heidger/Wong estão em décimo primeiro.