Rio - O sol ditou o ritmo do primeiro dia de competições da última etapa do Circuito Mundial Masculino de Vôlei de Praia, que está sendo realizada na praia de Camburi, em Vitória (ES).
O forte calor desta terça-feira, no entanto, não intimidou os irmãos austríacos Tom e Paul Schroffenegger, que eliminaram os brasileiros Magalhães e Araújo na primeira rodada do qualifying. “No início, sentimos bastante, não foi fácil. Viemos mais cedo para nos adaptar ao clima. Com isso, conseguimos suportar a temperatura na hora do jogo”, esclareceu Tom, que assim como o irmão, está no país há duas semanas.
Mesmo quem já está acostumado com temperaturas elevadas preferiu chegar ao Brasil com pelo menos uma semana de antecedência. É o caso da dupla americana Elliot e Divenere. “Somos da Carolina do Sul e lá a temperatura é alta também; já estamos acostumados. Mas também viemos antes, porque aqui faz muito calor”, explicaram.
Segundo a organização da etapa, até domingo devem ser consumidos cerca de 600 litros de água. A estimativa, entretanto, não leva em conta os carros-pipas com capacidade para 10 mil litros que abastecem as várias caixas d'água da arena da praia de Camburi pelo menos duas vezes por dia.
Fim da vantagem - A exemplo da última etapa feminina, realizada em Fortaleza (CE), o torneio de Vitória marcará a estréia das partidas sem vantagem, disputadas em melhor de três sets (os dois primeiros de 21 pontos e o terceiro, de 15), sem ponto limite, até que a diferença de dois pontos seja alcançada.
A cada 10 pontos as duplas trocarão de lado e o intervalo entre os sets será de um minuto.