Lausane - O Conselho Diretor da Federação Internacional de Atletismo Amador (IAAF) decidiu conceder a menção honrosa “Ordem do Mérito de Ouro”, a título póstumo, ao atleta checo Emil Zatopek, considerado a “Locomotiva Humana” pelos seus feitos no atletismo mundial, divulgou em nota a entidade nesta quarta-feira.
O fundista faleceu no último dia 21 de novembro, em um hospital na cidade de Praga, capital checa, aos 78 anos, vítima de um derrame cerebral fulminante.
O presidente da IAAF, Lamine Diack, vai acompanhar o dirigente máximo do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, no funeral de Estado de Emil Zatopek, que vai acontecer no próximo dia 6 de dezembro, em sua terra natal.
O Conselho da IAAF também decidiu adotar as recomendações do grupo de trabalho de marcha atlética para que sejam tomadas as medidas necessárias afim de eliminar problemas com a modalidade, antes do Mundial de Edmonton, no Canadá, em agosto de 2001.
A IAAF decidiu estudar melhorias na marcha após alguns incidentes que aconteceram nos Jogos Olímpicos de Sydney e no Mundial Júnior de Santiago do Chile, de acordo com nota distribuída pela entidade. A comissão de marcha também estuda as “sapatilhas inteligentes”, que monitora todos os movimentos do atleta durante a prova através de um sinal sonoro, que define erros e desclassifica o competidor.