São Paulo – O piloto brasileiro Rubens Barrichello vai ser a estrela solitária da Ferrari até janeiro de 2001.
Isto porque o alemão Michael Schumacher está fora das pistas até a segunda quinzena de janeiro, por conta da cirurgia sofrida na perna para a retirada de uma placa de metal, instalada depois do seu acidente em Silverstone, em 1999. Com isto, odos os testes da Ferrari com o carro deste ano estarão sob a responsabilidade de Rubinho e, em segundo plano, de Luca Badoer.
Oficialmente, a temporada de 2001 da Fórmula 1 começa nesta sexta-feira. Depois de 40 dias sem nenhuma atividade em pista, por força do regulamento, as 11 equipes que irão disputar o próximo Mundial iniciam uma série de treinos que irá terminar apenas pouco antes do último sábado de fevereiro de 2001, data em que os carros embarcam para a Austrália, para a abertura do campeonato, dia 4 de março. As atrações dos testes são muitas, como por exemplo, a estréia do arrojado Juan Pablo Montoya na Williams.
Os treinos de dezembro estão divididos, basicamente, em três períodos: de 5 a 7 em Jerez de la Frontera, de 13 a 15 em Valência e de 18 a 20 em Barcelona - os três circuitos localizados no Sul da Espanha, onde faz menos frio que no restante da Europa. Nesta sexta-feira, contudo, alguns times, como Jaguar, do brasileiro Luciano Burti, já fazem o chamado shakedown (teste primário de avaliação) de seus carros em Silverstone, Inglaterra, antes de enviá-los para Jerez. Os times que utilizarão pneus Michelin (Williams, Jaguar e Benetton) treinam em separado, no autódromo do Estoril, na última série de testes, de 19 a 21.
Depois de mostrar-se, ainda que inexperiente, muito veloz e até ousado na Fórmula Indy, em que foi campeão em 1999, Montoya desembarca na Fórmula 1 sob enorme expectativa. Correrá pela equipe que mais deve crescer em 2001, a Williams-BMW-Michelin. A F-1 necessita de pilotos-show. A atual geração, salvo exceções, é muito comportada, arrisca pouco. Quem sabe o colombiano possa agitar um pouco a classe, o que é muito provável.
Nos treinos de dezembro, nenhum time utilizará os carros de 2001, previstos para serem apresentados apenas em janeiro. Todos usam modelos híbridos, ou seja, monopostos deste ano equipado com componentes dos carros da próxima temporada.