São Paulo - O brasileiro Rodrigo Pessoa manteve a liderança do ranking mundial de hipismo de salto da Federação Eqüestre Internacional (FEI). Graças à boa atuação nos três últimos concursos internacionais (Berlim, Stuttgart e Maastricht), Pessoa soma agora 3 647 pontos.
Terceiro colocado do ranking anterior, o alemão Ludger Beerbaum, retornou para a segunda posição dos melhores do hipismo mundial com 3 438,5 pontos. Beerbaum trocou de posição com o atual campeão olímpico, o holandês Jeroen Dubbeldam, que está com 3 389,1 pontos, em terceiro. A próxima lista do ranking mundial (a última do ano) será divulgada pela FEI no próximo dia 19 de dezembro.
Rodrigo Pessoa está em Paris, onde participa de mais um concurso internacional, a partir desta sexta-feira. A prova francesa marcará a volta do cavalo Baloubet de Rouet, que não compete desde a final olímpica, quando refugou três vezes diante de um obstáculo.
Ele só encontrará com o rival Beerbaum em Londres, já que o alemão compete neste fim de semana em Amsterdã e na semana que vem em Frankfurt. Além de competir em Paris, o brasileiro participará de outros dois concursos em dezembro: de 7 a 10, em Genebra, e de 14 a 18, em Londres.