São Paulo - O brasileiro Gustavo Kuerten venceu o norte-americano Pete Sampras de virada, neste sábado, por 2 sets a 1, chegou à final do Masters Cup de Lisboa e pode fechar o ano na liderança da Corrida dos Campeões e da Lista de Entrada. As parciais foram de 6/7 (5/7), 6/3 e 6/4, em 2h14 de jogo.
Com a vitória, Guga chega a sua primeira final de um Masters Cup e já garantiu a segunda colocação da Corrida dos Campeões e também da Lista de Entrada da ATP (Associação de Tenistas Profissionais).
Guga enfrenta na final o também norte-americano Andre Agassi, que bateu o russo Marat Safin por duplo 6/3.
O jogo entre Sampras e Guga começou com o americano se mostrando confortável no jogo de fundo de quadra, não deixando Guga se impôr na partida e quebrando o saque do brasileiro já no segundo game de partida, fazendo 2 a 0 rapidamente. Diferentemente da partida contra Kafelnikov,
Guga sacava bem contra Sampras, mas o americano não lhe dava alternativas de jogo, já que devolvia muito bem todos os saques do brasileiro.
Mantendo seu serviço com alguma facilidade, Sampras chegou aos 3 a 0 antes de Guga fazer seu primeiro ponto na partida. Entretanto, no quinto game, Guga devolveu a quebra, fazendo 3 a 2 e voltando a ter chances na partida. Sampras passava a errar mais do que o normal e Guga melhorava sua participação na partida, realizando jogadas empolgantes e vibrando muito a cada ponto conquistado. No sétimo game Guga teve três break points a seu favor, mas o americano conseguiu confirmar com muita dificuldade o seu saque. A partida seguiu empatada até o tiebreak. Guga teve a chance de abrir vantagem para Sampras, mas o americano conseguiu assumir o controle da partida e fechou o set em 7 a 6 (7/5) em uma hora e quatro minutos.
No segundo set, mesmo parecendo desmotivado após a perda do primeiro set, Guga começou pressionando Sampras e conseguindo abrir 3 a 0, confirmando seu serviço após quebrar o saque do americano no segundo game. Guga seguiu concentrado em manter seu serviço, mas o cansaço começava a se fazer sentir pelo brasileiro. No intervalo do sétimo para o oitavo game, Guga pediu massagem na perna direita, a mesma que o prejudicou na partida de estréia contra Andre Agassi.
Mesmo se poupando visivelmente, Guga conseguiu manter o seu serviço no nono game, fechando o set em 6 a 3 em 29 minutos.
O terceiro set começou com Guga tentando pressionar o saque de Sampras, conseguindo dois break points já no primeiro game. Sampras salvou ambos e confirmou seu serviço. No game seguinte, Sampras teve quatro break points a seu favor, mas Guga também salvou todos, empatando a partida. O jogo ficou empatado, com ambos confirmando seus serviços, até o placar de 4 a 4. No nono game, com Sampras no saque, Guga teve um desempenho impressionante, quebrando o saque do americano e fazendo 5 a 4 no set. No game seguinte o brasileiro confirmou seu serviço e garantiu a vitória por 6 a 4 em 41 minutos, vibrando muito.
A final entre Guga e Agassi acontece às 13h30 de domingo, com acompanhamento online do Terra Esportes.