São Paulo – O Vasco largou na frente no duelo com o Flamengo valendo uma vaga na decisão do Campeonato Carioca masculino de basquete. Neste domingo, no Maracanãzinho, os vascaínos bateram os rubro-negros por 94 a 82 abrindo 1 a 0 na série melhor de cinco partidas que irá indicar um dos finalistas do estadual. O outro sai da disputa entre Botafogo e Fluminense que começa nesta segunda-feira, às 20h30 (de Brasília), também no ginásio do Maracanãzinho.
Bicampeão carioca, o Flamengo teve sua principal arma, o cestinha Oscar, fortemente marcado pela defesa vascaína. O time de Hélio Rubens soube se aproveitar da vantagem e determinou o ritmo do jogo nos momentos mais importantes chegando à vitória com uma certa tranqüilidade.
Oscar, apesar da marcação, ainda acabou como cestinha do jogo. Ele assinalou 25 pontos. O próximo jogo da série está marcado para terça-feira, às 20h30, também no Maracanãnzinho.
“O Vasco conseguiu utilizar muito bem todas as variações táticas e a partir do segundo quarto tomou conta do jogo, dominando amplamente o adversário. Depois disso foi só manter a diferença”, afirmou o técnico Hélio Rubens. “O importante é que nós soubemos jogar com o placar em desvantagem. Ninguém se desesperou e jogamos da mesma forma até retomarmos o controle do jogo. Isto mostra uma grande maturidade da equipe”, disse o armador vascaíno Demétrius.
VASCO – Charles Byrd (19), Sandro Varejão (6), Demétrius (16), Vargas (13) e Rogério (6). Entraram: Helinho (15), Mingão (10), Jéferson (5) e Janjão (4). Técnico: Hélio Rubens
FLAMENGO – Ratto (14), Robin Davis (6), Olívia (6), Oscar (25) e Douglas (5). Entraram: Paulinho Villas-Boas (8), Pipoka (9), Josuel (5) e Caio. Técnico: Cláudio Mortari.
PARCIAIS: 1° quarto: 29 a 22; 2° quarto 52 a 40; 3° quarto: 75 a 61; 4° quarto: 94 a 82