São Paulo – Considerada a maior favorita ao título, a equipe do Vasco sofreu neste domingo sua primeira derrota no Campeonato Carioca feminino de basquete. Depois de 11 vitórias, o time não resistiu ao Mangueira/Paraná por 91 a 76 depois de ter perdido sua principal jogadora, Janeth, retirada de quadra após torcer o tornozelo esquerdo no segundo quarto.
No primeiro quarto, enquanto Janeth conseguiu atual, o jogo foi equilibrado. Terminou com 28 a 27 para o Vasco. Sem ela em quadra, no entanto, as paranaenses assumiram o controle do jogo e, com a vitória, terminaram a fase de classificação em primeiro lugar deixando o Vasco em segundo. Agora, vão pegar, nas semifinais, o Botafogo. Já as vascaínas terão pela frente o Friburgo.
A americana Page foi a cestinha do jogo. Assinalou 26 pontos para o Paraná. No Vasco, a maior pontuadora foi Elana, com 23.
”Nunca senti uma dor tão forte como essa. Poderia ter sido mais grave se eu tivesse torcido somente para um lado”, disse Janeth, que assistiu o final da partida do banco. “ É a mesma coisa que perder o Romário, perdemos o nosso ponto de referência. Mas isso não tira o mérito da Mangueira, que fez uma grande partida e mereceu a vitória. A derrota aconteceu no momento certo e o importante é que não nos abatemos com isso”, afirmou a técnica Maria Helena Cardoso.
VASCO – Claudinha (12), Janeth (7), Elena (23), Kelly (9) e Astou (15). Entraram Micaela (6), Kátia (4), Rafaella e Mina. Técnica – Maria Helena Cardoso.
MANGUEIRA/PARANÁ – Helen (22), Page (26), Mamá (8), Cíntia (13) e Goodson (18). Entraram Silvinha (4), Patrícia, Karla. Técnico – Antônio Carlos Vendramini.
PARCIAIS: 1º quarto – 28 a 27; 2º quarto – 41 a 44; 3º quarto – 59 a 65; 4º quarto – 76 a 91.