Salvador - O Bahia começa a definir a programação do seu departamento de futebol profissional para a próxima temporada a partir dessa semana. Nesta segunda-feira, a diretoria do clube vai oficializar a situação do técnico Evaristo de Macedo, que não deverá continuar à frente da equipe, e até o final da próxima semana promete divulgar o nome do profissional que irá assumir o cargo.
Os dirigentes não querem comentar sobre o assunto até definir de vez a condição do treinador, em uma reunião que acontecerá na sede administrativa do clube. Resolvida essa pendência, a direção vai partir para a renovação dos contratos de empréstimos dos atletas que tiveram um bom desempenho na Copa João Havelange e iniciar a busca por reforços para o time.
A diretoria tem pouco mais de um mês para adotar todas essas medidas. A reapresentação do elenco está marcada para o dia 2 de janeiro e duas semanas depois o clube já estará envolvido em sua primeira competição do ano, o Campeonato do Nordeste -a estréia será no dia 17 de janeiro, contra o Fortaleza, na Fonte Nova.
Ainda no primeiro semestre, o Bahia estará disputando o Campeonato Baiano, a Copa do Brasil e, a depender do seu desempenho no Campeonato do Nordeste, a Copa dos Campeões.
A expectativa da torcida é que o time possa ter uma temporada melhor do que a atual, a despeito de o clube ter retornado à primeira divisão do futebol brasileiro. Das quatro competições que participou o Bahia só chegou à final do Campeonato Baiano (ver quadro), sendo derrotado pelo Vitória. Porém, o seu melhor desempenho foi na Copa João Havelange, competição na qual se classificou para a segunda fase, apesar de ter um elenco limitado, quando comparado a equipes como Flamengo, Santos e Corinthians, eliminadas na fase classificatória.