Lausane - O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranch, inaugurou nesta segunda-feira a Conferência sobre Esportes e Novos Meios de Comunicação. "É uma grande chance para analisar como a evolução da tecnologia interfere entre o público e sua relação com o mundo olímpico", disse.
A reunião, que acontece em Lausane, na Suíça, conta com a presença de 700 delegados do comitê, 60 expositores e mais de 200 representantes da imprensa internacional.
O presidente da Suíça, Adolf Ogi, disse em sua mensagem que a reunião deverá ter cuidado especial em analisar as conseqüências das novas tecnologias. "Podem excluir os países menos favorecidos", explicou.
A análise das tecnologias centra-se basicamente na Internet e sua atuação. "A melhor maneira de demonstrar sua importância é verificar os Jogos de Sydney. Havia 20 mil jornalistas credenciados, muitos deles ligados a esta nova tecnologia", disse Samaranch.
O papel dos jornalistas também estará sendo debatido na conferência, que conta com representantes de grandes empresas de tecnologia.