Rio - O Grêmio só se classificou para a segunda fase da Copa João Havelange na última rodada, ao vencer o Santa Cruz por 3 a 0, em Recife. Mas depois de chegar como azarão, o Tricolor já está garantido nas semifinais, nas quais enfrentará o vencedor de São Caetano e Palmeiras. A boa fase gremista tem como símbolo o atacante Ronaldinho, que nos últimos quatro jogos balançou as redes adversárias por quatro vezes.
O xodó da torcida do Grêmio deixou sua marca na vitória de 1 a 0 sobre a Ponte Preta, pela primeira partida das oitavas-de-final, e nos confrontos contra o Sport, pelas quartas-de-final. Em Porto Alegre, ele fez os dois na vitória de 2 a 1, enquanto em Recife marcou um no empate em 1 a 1.
As boas atuações de Ronaldinho, sobretudo no último domingo, fizeram o técnico Celso Roth fugir à sua característica, rasgando elogios ao atacante. “Ronaldinho teve uma participação tática incrível em Recife. Ele está diferente da minha primeira passagem pelo Grêmio. É inteligente. No dia-a-dia, vai se modificando”, elogiou Roth.
O Grêmio ficará mais de uma semana sem entrar em campo, esperando pela definição de seu adversário nas semifinais. A torcida é que o adversário seja o Palmeiras. Não porque os gaúchos consideram o time paulista fraco, mas sim pelo fato de o Palmeiras já estar classificado para a Copa Libertadores de 2001, pela conquista da Copa dos Campeões.
Com isto, mesmo se não chegar à final, o Tricolor garantiria um lugar na competição sul-americana.