São Paulo - Enquanto Gustavo Guga Kuerten está curtindo ser o número um do mundo e a conquista da Masters Cup de Lisboa, bem longe de casa, com amigos, em praias norte-americanas, sua família e o técnico Larri Passos chegaram ao Brasil na manhã desta terça.
O grupo chegou às 7h10, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e foi muito aplaudido por fãs ao aparecer no saguão do aeroporto, para pegar os vôos de conexão, para Santa Catarina.
Larri Passos foi o primeiro sair e falou da conquista de seu pupilo, com quem está junto há 10 anos. "Acho que uma das principais coisas foi que o Guga acreditou que estava batendo mesmo forte na bola e que poderia vencer o Sampras, o Agassi, o Kafelnikov, enfim, todos os jogadores tops. Foi tudo mérito do Guga, ele trabalhou muito e hoje em dia é um jogador completo", disse Larri, que também contou que projetou Guga para ser um jogador top 10. "Foi o nosso primeiro plano e aos poucos fomos avançando e realizamos um sonho de ser número um do mundo." O treinador se emocionou ao lembrar da mãe, Dona Orestina, que o espera, em Novo Hamburgo, nos próximos dias.
A mãe de Guga, Alice, que apareceu no saguão, ao lado da avó, Olga Schlosser, do filho Rafael e da nora Letícia, mostrou à imprensa o troféu de Guga, de número um do mundo –o de campeão do Masters, estava embalado em uma caixa– e contou que o cristal terá um lugar especial. "Vamos construir um lugar mais alto para este troféu, que o Guga e o Larri trabalharam muito para conquistar. Foi um título muito especial", disse Alice. A presidente do Instituto Guga Kuerten, aproveitou para falar da relação que tem com os seus três filhos, Rafael, Guga e Guilherme, quando perguntada da homenagem especial que Guga fez a ela, dedicando o título do torneio. "Não esperava que ele fosse me oferecer esse título. Fiquei muito contente mesmo e para mim, a nossa relação é como a de uma família feliz. Nós somos muito unidos, talvez pela falta do pai. Mas, desde pequenos sempre fomos nós quatro, juntos e resolvendo as coisas, sempre um ajudando e apoiando o outro", contou ela, sem acreditar ainda que é mãe do tenista número um do mundo. "A nossa vida continua a mesma. O torneio acabou, o Guga saiu de férias e nós retomaremos a nossa rotina normal. Ainda não caiu a ficha."
Do aeroporto de Guarulhos, Alice, Rafael e Letícia seguiram para Florianópolis e Olga e Larri foram para Balneário Camboriú, onde ambos residem.