São Paulo - Amante do surfe, das ondas ferozes e do estilo despojado, Gustavo Kuerten, quando criança, tinha um sonho muito maior do que ser o número 1 do tênis mundial: sempre quis conhecer o paraíso dos surfistas no Havaí.
Só agora, aos 24 anos, depois de vencer como tenista, Guga realiza este desejo. Desde esta terça-feira está nas praias havaianas para aproveitar as férias.
Sem programação definida ou data para voltar, Guga chegou ao Havaí com planos de assistir ao mundial de surfe. Viajou ao lado de amigos como Alfio, da Hang Loose, Serginho e Bolacha. Com exceção do primeiro, todos amigos de infância e praia em Florianópolis. Alfio, um novo amigo, é assíduo freqüentador das praias do Havaí, conhece os bons endereços, sabe onde estão as melhores ondas e o que chamam de mais agitados "points".
Desde os oito anos, Guga apaixonou-se pelo surfe nas "marolas" do Balneário de Camboriú, onde sua avó Olga mora até hoje. Chamado de "prego", que segundo a gíria dos surfistas significa não ser dos mais habilidosos em cima da prancha, Guga acabou levando um tombo inesquecível. Machucou-se um pouco e pegou medo. Só aos 16 anos, voltou a criar coragem para equilibrar-se sobre as ondas.
Hoje Guga é um fanático pelo surfe. Em casa tem quatro pranchas e sempre que sobre um tempinho e ganha a autorização do técnico Larri Passos vai para a água tentar algumas manobras. Este ano, em janeiro, surfou na Austrália com o amigo tenista Patrick Rafter. Depois, arriscou-se nas águas geladas de Los Angeles e, agora, de férias, realiza o sonho do Havaí.
Sua paixão por surfe é tanta que habitualmente ao navegar na Internet busca sites de surfistas e tem um endereço em que mostra com visível orgulho, ondas enormes. Parece que só de olhar já viaja na imaginação e passa alguns minutos olhando na telinha do computador, como se estivesse surfando via net.
Se pudesse também só andaria vestido de surfista. Quando passa por São Paulo procura arrumar um tempinho para ir à Hang Loose, confecção do Alfio, para comprar novas bermudas, camisetas e roupas do estilo.
Apesar de todo fanatismo, Guga jamais participou de um campeonato de surfe. Mas agora, no Havaí, promete que não vai ficar apenas olhando os melhores do planeta no campeonato mundial e sim arriscar-se também nas ondas do Havaí.