CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputados apontam falsificadores de passaportes
Quarta-feira, 06 Dezembro de 2000, 22h52

Brasília - Os deputados Pedro Celso (PT-DF) e Jurandil Juarez (PMDB-AP) relataram nesta quarta-feira o que apuraram em Portugal e na Itália sobre os passaportes falsos utilizados por jogadores brasileiros. Eles apontaram os cidadãos portugueses Joaquim Silva e Domingos Djalo, que já estariam sendo investigados pela Interpol de Portugal, como os principais responsáveis pelo esquema.

De acordo com os parlamentares, só o Celta, da Espanha, teria contratado oito jogadores brasileiros que utilizavam passaporte falsos. Nesta quinta-feira, a comissão vai ouvir o depoimento de pessoas implicadas na denúncia, como o presidente do União São João, José Mário Pavan, e dos ex-jogadores Careca e Edmar, sócios de uma escola de formação de atletas em Campinas. Segundo os deputados, esses dois ex-jogadores estão sendo indiciados por suspeita de envolvimento com a máfia dos passaportes falsos.

Durante a viagem à Europa, os deputados tiveram a oportunidade de conversar por duas horas com o jogador Jeda, que teve o passe negociado com o Clube de Vicenza e foi flagrado com passaporte falso. Jeda contou aos deputados que recebeu o documento que o tornava cidadão português das mãos de Edmar, que intermediou, com Careca, a venda do passe do jogador.

Os parlamentares também conseguiram uma cópia do contrato de venda do passe de Jeda para o Clube de Vicenza. Nele, há uma cláusula fixando em US$ 300 mil o passe do jogador e, em seguida, a informação de que esse valor poderia subir para US$ 1 milhão caso Jeda deixasse de ser um atleta extracomunitário (com cidadania de um dos países da União Européia).

O passe é valorizado nesse caso porque o jogador abriria vaga a outro estrangeiro. Os clubes europeus precisam cumprir cotas de atletas estrangeiros. Outros jogadores brasileiros também foram pegos com passaportes falsos. Entre eles, Edu (Corinthians), Warley (Grêmio) e Dida (Milan). Todos portadores de passaportes portugueses falsos.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CPIs do Futebol
CPI liga Luxemburgo com crime organizado
J. Hawilla sob investigação na CPI
Deputado acusa Federação Paulista em caso de passaporte falso
Deputado culpa federação paulista por passaporte falso
Veja lista completa